História, perguntado por bobesponja55, 1 ano atrás




1)O que foi o ''tripé colonial''?
2)África pode ser caracterizada como uma coisa só, como geralmente é feito? Por que?
3)Diferencie a escravidão africana daquela que ocorreu nas Américas.

Soluções para a tarefa

Respondido por leticia98
8
1) O tripé colonial era formado pelo mercado estrangeiro, mão de obra escrava e o latifúndio. Esta era a base da economia brasileira naquela época, em que os escravos eram usados como mão de obra, o latifúndio era a propriedade que tomava a maior parte das terras (com os senhores de engenho) e o mercado estrangeiro, ou seja, os portugueses plantavam a cana aqui, produziam a rapadura e vendiam para a Holanda, em que esta moía a rapadura, transformando-a em açúcar e vendendo este produto para toda a Europa.

2) Não. A África é um continente gigantesco, tanto na área quanto na diversidade cultural. Temos diversas culturas, línguas e religiões, que muitas vezes são tratadas como algo unificado, mesmo sendo muito diferentes uns dos outros.

3) Na África a escravidão já era praticada a muitos anos, mesmo antes da chegada dos europeus. Eram feitas entre tribos inimigas, em que quando um rival ganhava a guerra, tomava posse dos habitantes de determinada tribo, estes sendo obrigados a trabalharem de forma escrava. Nas Américas a escravidão não era feita por meio de uma guerra ou uma disputa, os africanos simplesmente eram tirados de seu território natal e obrigados a trabalhar sem qualquer ganho ou motivo. Se não se submetessem às ordens de seu Senhor, pagariam com a vida.
Perguntas interessantes