1- O que foi o período conhecido como Período Regencial? 2- Cite as fases do Período Regencial 3- Quem era os Liberais moderados? 4- Quem era os Liberais exaltados? 5- Quem era o grupo conhecido como Restauradores? 6- Quais as revoltas do Período Regencial 7- Como terminou o Período Regencial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Período Regencial é como conhecemos o período intermediário que existiu entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Estendeu-se de 1831 a 1840 e foi iniciado após o imperador D. Pedro I ter abdicado do trono em favor de seu filho no ano de 1831. Foi encerrado em 1840 com o que ficou conhecido como Golpe da Maioridade, que garantiu a coroação de D. Pedro II como imperador do Brasil.
2-Os quatro períodos foram:
Regência Trina Provisória (1831)
Regência Trina Permanente (1831-1834)
Regência Una de Feijó (1835-1837)
Regência Una de Araújo Lima (1837-1840)
3-em geral, eram monarquistas que defendiam a limitação do poder do imperador. Defendiam uma monarquia constitucional no país e tinham no padre Feijó o seu maior representante.
4-eram defensores abertos do federalismo, isto é, de ampliar a autonomia das províncias brasileiras. Alguns dos exaltados eram defensores da república, e o nome mais influente desse grupo foi Cipriano Barata.
5-eram defensores do retorno de D. Pedro I ao trono brasileiro e tinham nos irmãos Andrada (José Bonifácio era um deles) seus maiores expoentes.
6-Ao longo do Período Regencial, as principais revoltas que aconteceram foram:
Cabanagem: rebelião que aconteceu no Grão-Pará entre 1835 e 1840 em razão da insatisfação popular com a pobreza e a desigualdade e por disputas políticas locais.
Balaiada: rebelião que aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841 e foi resultado de disputas políticas locais.
Sabinada: foi uma rebelião de caráter separatista que desejava implantar uma república na Bahia. Aconteceu entre 1837 e 1840.
Revolta dos Malês: foi uma rebelião de escravos que aconteceu em Salvador em 1835.
Revolta dos Farrapos: foi uma revolta motivada por insatisfações da elite local com o governo por questões políticas e econômicas. Estendeu-se de 1835 a 1845.
7-O fim do Período Regencial foi resultado da disputa política entre liberais e conservadores. Os liberais insatisfeitos com a regência de Araújo Lima, um conservador, reagiram defendendo a antecipação da maioridade do príncipe do Brasil, Pedro de Alcântara. Os liberais conseguiram conquistar o apoio da maioria dos deputados e senadores e realizar o Golpe da Maioridade em 1840.
Explicação:
VOCÊ RESUME SE VC QUISER
1 - Período entre a abdicação de Dom Pedro I e do reinado de Dom Pedro II. D. Pedro II não podia assumir o trono pois tinha apenas 5 anos, então o páis foi governado por regentes, dando origem ao Período Regencial.
2 - Regência trina provisória, Regência trina permanente, Regência una Diogo Feeijo e Regência una Araújo Lima.
3 - Grupo político que defendia o poder na mão dos fazendeiros.
4 - Grupo político que defendia a proclamação da república.
5 - Grupo político que defendida o retorno de Dom Pedro I.
6 - Balaiada, Sabinada e Revolta de Malês.
7 - Com a proclamação da maioridade Dom Pedro II.