1) O que foi o Parlamentarismo às avessas?
2) O que foi o Golpe da Maioridade?
3) O que foi a Revolução Praieira?
4) Quais os motivos que levaram a Guerra do Paraguai?
5) Qual a importância do café para a economia do Segundo Reinado?
me ajudem pfvr
Soluções para a tarefa
Olá!
1 - O chamado parlamentarismo às avessas foi o sistema político vigente no Império do Brasil durante o Segundo Reinado. Esse sistema alternava na chefia do executivo os partidos Conservador e Liberal, baseados na escolha do Poder Moderador e nos resultados eleitorais.
2 - O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, garantiu ascensão ao trono de D. Pedro II, em 23 de julho de 1840, aos 14 anos.
A antecipação da maioridade foi a estratégia do Partido Liberal para dar fim ao Período Regencial (1831-1840), quando o Brasil foi governado por regências.
Isto aconteceu por conta da abdicação de D. Pedro I (pai de D. Pedro II) como imperador do País. O herdeiro só tinha cinco anos naquela ocasião.
3 - A Revolução Praieira, também denominada como Insurreição Praieira, Revolta Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal e federalista que eclodiu na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850.
A última das revoltas provinciais está ligada às lutas político-partidárias que marcaram o Período Regencial e o início do Segundo Reinado. Sua derrota representou uma demonstração de força do reinado de D. Pedro II (1840-1889).
4 - As causas da Guerra do Paraguai estão centradas no processo de formação das nações platinas no contexto da segunda metade do século XIX. Cada nação possuía seus interesses econômicos e políticos, e a defesa desses interesses causou o choque entre o Paraguai e Brasil, Argentina e Uruguai.
5 - O café era o principal produto brasileiro de exportação na época do Segundo Reinado. Era tão importante que estava, inclusive, estampado na bandeira brasileira (junto com o tabaco), sendo a planta-símbolo da nação. Por conta disto era a base da nossa economia e motor do desenvolvimento brasileiro.