1) o que foi o feudalismo?
2) quais as principais características do feudalismo?
3) de que forma a sociedade feudal estava organizada? Descreva brevemente as características de cada estamento social.
4) defina 3 (três) características que marcaram a crise do feudalismo.
5) o que foi o renascimento e quais grupos sociais foram importantes para o seu surgimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- foi a estrutura da organização socioeconômica da Europa Centro-Ocidental durante a Idade Média.
2- A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. - Todos os poderes (jurídico, econômico e político) concentravam-se nas mãos dos senhores feudais. - A população era estática e hierarquizada.
3- A sociedade feudal era hierárquica, dividida basicamente em quatro estamentos ou estados: Rei, Nobreza, Clero e Servos.
*Rei e Nobreza*: os reis se destacavam na nobreza, mas faziam parte dela e necessitavam fazer alianças com outros nobres para poder governar. (Nessa categoria estavam incluídos os guerreiros).
*Clero*: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.
*Servos*: englobam os vilões, camponeses e servos, ou seja, aqueles que trabalhavam nos feudos (produção de alimentos e construções) em troca de habitação, comida e proteção.
4- O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais.
5- foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. nobres, artistas, artesãos, trabalhadores de diversas áreas e pela nova classe social que surgira: a burguesia; foram os grupos sociais que foram importantes para o surgimento do Renascimento.