1 O que foi o Destino Manifesto e qual a relação dele com o expansionismo estadunidense no século XIX ?
2 Explique com suas palavras o que foi o pan -americanismo.
3 Quem eram os caudilhos e qual a relação deles com o pan -americanismo?
4 O governo de d. Pedro I é tipicamente tido como absolutista autoritário. Elenque alguns eventos desse governo que justificam essa concepção.
5 Descreva os principais grupos políticos atuantes no período regencial e indique quais eram os seus
interesses.
6 Quais alterações políticas foram implementadas pelo Ato Adicional de 1834 e como ele foi alterado
pelo governo de Araújo Lima em 1840?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.O destino manifesto foi a crença de que os americanos deveriam expandir o território das Treze Colônias em direção ao oeste, rumo ao Pacífico. O termo foi criado pelo jornalista John Louis O'Sullivan, em 1845, para incentivar a ocupação das terras a oeste, expandindo o domínio americano para a costa do Pacífico.
2.O pan-americanismo ou hispano-americanismo foi um movimento que visava unificar todos os territórios da América espanhola, formando um só Estado
3.Em geral, caudilhos são lideranças políticas carismáticas ligadas a sectores tradicionais da sociedade (como militares e grandes fazendeiros) e que baseiam seu poder no seu carisma. Muitas vezes, líderes são chamados de caudilhos quando permanecem no governo por mais tempo do que o previsto.
Simon Bolívar defendia o pan-americanismo, ou seja, ele queria a união de toda a América em uma só, pois os países tinham muitas características em comum, e assim, tornaria-se mais forte. Porém, a oposição dos Estados Unidos, da Inglaterra, do Brasil e de muitas colônias independentes fez essa ideia fracassar, e após a morte de Bolívar, a América Espanhola passou por um período de tirania, onde os denominados caudilhos assumiam o poder, fazendo o que bem entendiam.
4.Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 07 de abril de 1831.(acho q foi essa a pergunta.)
5.Nessa primeira etapa do período regencial, conhecida como Avanço Liberal, três partidos disputavam o poder político: o Exaltado (ou farroupilha), integrado pela esquerda liberal, que defendia a implantação de uma política federal descentralizada; o Moderado (ou chimango), composto da direita liberal
6.O Ato Adicional garantiu principalmente maior autonomia administrativa às províncias do Império. Outra importante mudança do Ato Adicional de 1834 foi a substituição da Regência Trina pela Regência Una. Caberia às Assembleias Provinciais do país a eleição dessa regência, que teria um mandato de quatro anos.
Espero ter ajudado! : )
(Se puder colocar melhor resposta agradeço)