1- O que foi o antigo regime?
2- Como estava dividida a sociedade francesa às vésperas da revolução?
3- Explique como era a vida da maior parte da população francesa.
4- Como era a votação dentro da assembleia dos Estados gerais?
5- Qual fato importante para a história da França aconteceu em 14 de julho de 18897
6- O que foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
7- Explique como foi instalada a Monarquia Constitucional.
8- O que foi a Convenção Nacional?
9. Explique como era composto os principais grupos politicos da época.
a) Girondinos:
b) Jacobinos:
c) Cordeliers:
d) Planície:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O Antigo Regime refere-se originalmente ao sistema social e político aristocrático que foi estabelecido na França. Trata-se principalmente de um regime centralizado e absolutista, em que o poder era concentrado nas mãos do rei.
2- Nas vésperas da revolução,a sociedade francesa era dividida em 3 estados: o 1º estado que era formado pelo Clero e não pagava impostos, o 2º era formado pela Família Real e a corte, e também não pagava impostos, e era o maior responsável pela crise econômica pela qual o país atravessava, e o 3º estado era o povo, e os burgueses, que pagavam todas as contas da França.
3- A maior parte da população francesa antes do Iluminismo e da Revolução Francesa era o grupo dos camponeses, que viviam sem ter direitos sociais ou políticos, sem representação junto ao Rei e em situação de vulnerabilidade econômica.Não havia, naquele país, uma Constituição, de modo que a estrutura legal era bastante precária: os camponeses obedeciam a determinações gerais do Rei, como ter de pagar determinados impostos e prestar obediência aos seus senhores, e a diversas determinações específicas dos seus lordes, que tinham sobre ele imensa liberdade jurídica, de modo que havia, frequentemente, lordes cruéis, que impunham humilhações aos camponeses.
4- Tradicionalmente, os votos dos Estados-Gerais eram contabilizados “por Estado”. Ou seja, a escolha mais votada pelos integrantes de cada Estado contabilizava apenas um voto nas modificações jurídicas a serem aprovadas por aquela assembleia.
5- ( Você está se referindo ao ano de 1789?) A monarquia francesa assistiu ao seu declínio no dia 14 de julho de 1789, quando o símbolo do regime absolutista, a Bastilha, foi tomado pela população, que exigia reformas no sistema político do país. O trecho acima é parte da edição do dia 16 de julho de 1789 do Journal de Paris.
6- A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um documento culminante da Revolução Francesa, que define os direitos individuais e coletivos dos homens como universais.
7- A monarquia constitucional teve origem na Europa continental, com a Polônia desenvolvendo a primeira constituição limitando os poderes de uma monarquia com a Constituição de 3 de maio de 1791; essa foi a terceira constituição moderna a ser adotada no mundo logo após a primeira Constituição republicana.
8-Convenção Nacional ou simplesmente Convenção é a denominação dada ao regime político que vigorou na França entre 20 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795, no processo da Revolução Francesa. Sucedeu ao regime da Assembleia Nacional Legislativa e fundou a Primeira República Francesa.
9-
a) Girondinos era a denominação de um grupo político moderado da Assembleia Nacional e da Convenção Nacional francesa, chefiado por Jacques-Pierre Brissott, durante a Revolução Francesa. Seus membros pertenciam, em sua maioria, à burguesia provincial.
b) Os jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 na França durante o processo da Revolução Francesa. No princípio tinham uma posição moderada sobre os encaminhamentos revolucionários, porém, com a liderança de Robespierre, passaram a ter posições radicais e esquerdistas.
c) O Clube dos Cordeliers ou Sociedade dos Amigos dos Direitos do Homem e do Cidadão era uma popular sociedade política, fundada em 27 de Abril de 1790, durante o período da Revolução Francesa, e com sede no antigo refeitório do Convento dos Cordeliers de Paris.
d) A planície, formado por esse grupo mais de centro, que não era nem radical nem moderado.
Explicação: