1- O que foi o Absolutismo e quais fatores contribuíram para o seu estabelecimento?
2- Com o aumento do poder do rei sobre seus súditos, qual era a política utilizada pelos reis absolutistas para aterrorizar seus súditos, especialmente os camponeses?
3- Com a imposição da autoridade do rei sobre os súditos, surgiram pensadores que refletiam sobre o absolutismo monárquico, a exemplo de Thomas Hobbes e Jacques Bossuet. Quais eram os argumentos usados por esses dois pensadores para justificar o absolutismo?
4- Luís XIV, rei da França, reinou por 54 anos e para afirmar o seu poder absoluto sobre o povo francês agia de acordo com a frase atribuída a ele: “O Estado sou eu”. De que forma, o rei Luís XIV impunha sua autoridade?
5- Para dirigir a economia francesa, Luís XIV nomeou Jean-B. Colbert. Quais foram as realizações de Colbert? Por que ele não conseguiu equilibrar as finanças da França? 6- Sobre o mercantilismo, responda: a) O que foi? b) Qual a sua relação com as monarquias absolutistas? c) Quais as suas principais características?
Soluções para a tarefa
1- O Absolutismo concentrou todo o poder nacional no rei e tornou absoluta a vontade do monarca. ... O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.
2-Os reis aterrorizavam os súditos, em especial os camponeses, por meio do cultivo de uma sensação controlada de insegurança, que poderia vir das ameaças de violência física, das possíveis guerras que os reis poderiam declarar e da pressão ideológica por meio da religião.
Do ponto de vista dos camponeses, a qualquer momento o Rei poderia convocá-los para morrer em uma guerra distante, ou forçá-los a pagar ainda mais impostos ou ter de abrir mão de suas pequenas propriedades por ordem arbitrária da Nobreza. A ideia de que a desobediência ao monarca era um pecado mortal ajudava a manter os camponeses presos, tanto psicologicamente quanto na prática econômica, a estes soberanos.
3- eles falavam que era da vontande de Deus que os reis comadassem de forma absoluta
4-A frase simbólica do monarca francês Luís XIV mostrou a forte centralização do poder político nas mãos dos reis absolutistas. Luís era chamado de “Rei Sol”, que também era um exemplo simbólico do poder real nesse período da história europeia durante os séculos XVI e XVII.
5- ele não conseguia equilibrar as finanças por causa dos gastos exercivisos do rei e das diversas guerras muitas vezes que acabavam por gastar demais
6- A- O mercantilismo foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que dominou a Europa na transição do feudalismo para o capitalismo. A riqueza das nações em formação estava no acúmulo de metais precisos, na intervenção do Estado na economia e no protecionismo.
B-O Antigo Regime foi o estilo de governo que marcou a Europa na Idade Moderna. Na esfera política, era caracterizado pelo absolutismo, ou seja, o poder ficava todo concentrado nas mãos do rei. No campo econômico, vigorava o mercantilismo, marcado pelo intervencionismo estatal, com vistas ao acúmulo de metais preciosos.
C-Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo.