1. O que foi o Absolutismo?
2. As origens do Absolutismo.
Principais características do Absolutismo.
4. O que foi o Mercantilismo?
5. Conceitue:
a) Metalismo:
b) Protecionismo Alfandegário:
c) Pacto Colonial:
d) Balança Comercial Favorável:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa. Essa forma de governo estava diretamente ligada com o processo de formação dos Estados Nacionais (nações modernas) e com a ascensão da classe mercantil conhecida como burguesia, assim como se relacionava a uma série de outras transformações ocorridas na Europa desde a Baixa Idade Média.
2.O absolutismo surge durante a constituição e fortalecimento das monarquias nacionais, quando a Idade Média tem seu fim (séculos XIV e XV) diante da centralização política em ascensão. ... XVI), consolidou-se o poder absolutista, o qual atinge seu ápice com o rei Luís XIV, o "Rei Sol" (1643-1715).
3.O rei concentrava todos os poderes e poderia até criar leis sem aprovação da sociedade. ...
O monarca também podia interferir nos assuntos religiosos (o contrário do que ocorria na Idade Média), conseguindo controlar o clero de seu país em alguns casos.
4.Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.
Resposta:
1) O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. Associado à formação dos Estados Nacionais e ao crescimento da burguesia, esse regime defendia o poder absoluto dos monarcas sobre o Estado.
2)O absolutismo surge durante a constituição e fortalecimento das monarquias nacionais, quando a Idade Média tem seu fim (séculos XIV e XV) diante da centralização política em ascensão. ... XVI), consolidou-se o poder absolutista, o qual atinge seu ápice com o rei Luís XIV, o "Rei Sol" (1643-1715).
3)
*O rei concentrava todos os poderes e poderia até criar leis sem aprovação da sociedade. Também poderia criar novos impostos e outros tributos de acordo com a situação ou novo projeto de guerra.
*O monarca também podia interferir nos assuntos religiosos (o contrário do que ocorria na Idade Média), conseguindo controlar o clero de seu país em alguns casos.
*As camadas mais pobres bancavam – por meio de taxas e impostos – os luxos e gastos do rei e sua corte. E se alguém fosse contrário aos interesses ou leis definidas pelos monarcas, eram tratados com violência – podiam ser presos, mortos ou apenas reprimidos – pelo exército do rei.
4)Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia.
5)
Balança comercial favorável: significa Exportar mais e Importar menos
Protecionismo alfandegário: criar mecanismos para proteger o mercado interno
Metalismo: o estado deveria acumular a maior quantidade de ouro possível
Pacto colonial: a colonia fornecia matéria prima para a metrópole e esta fornecia produtos manufaturados para a colonia