1)o que foi a União Ibérica?
2)Quais foram as causas da União Ibérica?
3)Quaisforam os lucros obtidos, na época da União Ibérica, das explorações dos territórios da América, realizadas por espanhóis e portugueses?
4)qual era o objetivo da invação holandesa no Brasil?
5)cite duas conseqüências da presença de Maurício de Nassau, no Brasil.
6)como ocorreu o fim da União Ibérica?
7)cite duas conseqüências do fim da União Ibérica, para o Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.A União Ibérica, que vigorou de 1580 a 1640, consistiu na junção dos tronos português e espanhol após a morte do rei Dom Sebastião na batalha de Alcácer Quibir.
2.Por que ocorreu a União Ibérica? A União Ibérica iniciou-se por causa de uma crise dinástica que atingiu Portugal no final do século XVI. Tudo se iniciou quando o rei D. Sebastião desapareceu durante a batalha de Alcácer-Quibir, batalha travada entre portugueses e marroquinos em 1578.
3.As causas da União Ibérica estão relacionadas com a sucessão do trono português. O rei Dom Sebastião morreu na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578 e não deixou nenhum herdeiro. Dom Henrique, tio-avô de Dom Sebastião, foi coroado o novo rei de Portugal, mas morreu dois anos depois sem também deixar herdeiros. O rei da Espanha, Dom Filipe II, alegando parentesco com o rei Dom Sebastião, assumiu o trono português, anexando Portugal ao território espanhol.
4.Essa invasão estava diretamente relacionada com as questões diplomáticas envolvendo Portugal, Espanha e a própria Holanda naquele período. Os holandeses procuraram construir sua própria colônia na América ao se apropriar de uma das principais praças produtoras de açúcar da América Portuguesa.
5.As invasões holandesas no Brasil ocorreram quando os holandeses ocuparam territórios no Nordeste brasileiro no século XVII. Essa invasão estava diretamente relacionada com as questões diplomáticas envolvendo Portugal, Espanha e a própria Holanda naquele período. Os holandeses procuraram construir sua própria colônia na América ao se apropriar de uma das principais praças produtoras de açúcar da América Portuguesa
6.Em 1640 chegou ao fim a União Ibérica, graças ao movimento que ficou conhecido como Restauração (recuperação). Este movimento significou o retorno da autonomia política de Portugal, agora sob a dinastia dos Bragança, sendo seu primeiro rei D. João IV.
7.o fechamento dos portos ibéricos aos navios flamengos, inclusive nas colônias, desarticulou o comércio açucareiro. O boicote e confisco dos navios flamengos, levado à termo pela Espanha, acarretaram as invasões dos holandeses à Bahia e a Pernambuco.