1- O que foi a Revolução Industrial?
2- Quais foram os motivos de essa Revolução ter sido iniciada na Inglaterra e não em outro país?
3- Quais são os benefícios da utilização de máquinas nas indústrias?
4- Cite as principais mudanças ocorridas na Europa após a Revolução Industrial.
5- Todas as pessoas foram beneficiadas da mesma forma pela Revolução Industrial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1° A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
2° Porque o país soube lidar com o contexto da época. Na metade do século 18, o mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos - até então feitos artesanalmente. Com a nova demanda, porém, o país criou máquinas, aumentou a produtividade e diminuiu os custos, provocando uma crise do sistema artesanal no restante do mundo. Outros fatores favoreciam a Inglaterra: a presença de mão de obra barata e de comerciantes empreendedores, a possibilidade de utilizar matéria-prima do próprio país e das colônias e, por fim, condições de continuar exportando (possuíam navios e tinham o controle de portos e rotas de comércio).
3° A indústria de máquinas e equipamentos é o setor-chave no processo de industrialização e desenvolvimento econômico de um país, fornecendo máquinas e equipamentos que transformam as condições de produção da agricultura e da indústria. Além disso, essa indústria é importante para o desenvolvimento econômico porque incorpora novos conhecimentos tecnológicos ao processo produtivo, por meio da introdução de novos bens de capital que elevam a produtividade e a eficiência do sistema.
4° Após a Revolução industrial mudou a sociedade, a forma de organização econômica, como consumimos os produtos e a relação de poder entre os países industrializados e os demais, tendo sido a Revolução industrial uma mudança profunda no modo de funcionamento do mundo.
A sociedade passou a ser dividida entre proletariado e burguesia, com profundas diferenças econômicas entre ambos, e a burguesia com cada vez mais poder político e econômico, além de criar as condições para que, no Século XIX, surgisse o neocolonialismo, passando a Europa a ocupar a Ásia e a África.
5° NÃO.
A sociedade passou a ser dividida entre proletariado e burguesia, com profundas diferenças econômicas entre ambos, e a burguesia com cada vez mais poder político e econômico, além de criar as condições para que, no Século XIX, surgisse o neocolonialismo.
Explicação: