História, perguntado por gabriellygoncalves19, 8 meses atrás

1) O que foi a Reforma Protestante?

2) Em qual contexto histórico ocorreu a Reforma Protestante?

3) O que os movimentos religiosos questionavam sobre Igreja Católica desde
meados da Idade Media ?

4) A Reforma Protestante foi iniciada por Martinho Lutero e um de seus
principais questionamentos era a venda de indulgências. Explique o que era
a venda de indulgências.

5) Cite outras criticas feitas por Martinho Lutero em relação a Igreja Católica.

6) Qual fato é considerado o estopim da reforma Protestante?

7) Qual foi a reação da Igreja Católica com as criticas feitas por Lutero?


me ajudem por favor!​

Soluções para a tarefa

Respondido por lovezzes7
4

Resposta:

1- A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses.

2- A Reforma Protestante ocorreu em um momento de transformações nas relações de poder estabelecidas na Idade Média, durante a transição do sistema feudal para o capitalismo.

Respondido por natinapoleao0608
4

Resposta:

1- A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses. Essa reforma foi motivada pela insatisfação de Lutero com as práticas e alguns princípios teológicos praticados pela Igreja, sendo um de muitos movimentos do tipo que aconteciam na Europa desde a Idade Média

2-A Reforma Protestante ocorreu em um momento de transformações nas relações de poder estabelecidas na Idade Média, durante a transição do sistema feudal para o capitalismo. Essa transição foi marcada por uma intensa desigualdade social e forte efervescência política e social.

3-No campo religioso, a contestação da Igreja Católica era uma prática que vinha acontecendo desde meados da Idade Média. Esses movimentos religiosos questionavam a falta de moralidade, o abuso do poder, a avareza, a corrupção e todo tipo de desvio comuns na Igreja Católica na Europa.

4-Um dos seus maiores questionamentos era sobre a venda de indulgências, prática em que a pessoa ofertava dinheiro em troca do perdão pelos seus pecados.

5-Lutero criticou o sistema clerical com as 95 teses, os dogmas da Igreja, a venda das indulgências, as missas em latim (pouca parte da população entendia latim), e os padres desonestos e mal formados.

6-A postura e ações da igreja católica foram o estupim. Martinho Lutero foi o responsável por dar inicio à reforma protestante. Pode-se dizer que o estopim engloba vários motivos, mas todos eles estão centralizados na postura da igreja católica na época .

O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.

7- As suas críticas à cúpula da Igreja Católica levaram ao rompimento e à criação das bases da Reforma Protestante. As 95 teses de Lutero deram origem a um movimento de ruptura que levou à criação de uma nova religião cristã, o luteranismo, identificado como um movimento protestante em relação ao catolicismo.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes