1.O que foi a Primeira República? Como também é conhecida?
2. O que quer dizer República da Espada?
3. Qual a economia da Primeira República?
4. Quais características da Primeira República? Explique cada uma delas.
5. Faça um resumo sobre o sistema eleitoral da Primeira República.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A Primeira República, conforme já mencionado, estendeu-se de 1889 a 1930. Um período específico da Primeira República que foi de 1889 a 1894, também é conhecido como República da Espada. Esse nome se deve ao fato de que os dois presidentes brasileiros (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) foram militares.
2- O nome “República da Espada” faz referência ao fato do País ter sido governado de forma ditatorial, com o exército à frente da política.
3- A economia deste período era predominantemente rural, com ênfase na produção de café, que correspondia a mais de 50% das exportações brasileiras durante toda a Primeira República. O estado que concentrava a maior produção de café, neste momento, era São Paulo.
4- O predomínio das oligarquias resultou em algumas características que são consideradas grandes marcas da Primeira República. Essas características são o mandonismo, o clientelismo e o coronelismo. ... Essas políticas foram muito importantes, porque reduziram os conflitos entre as oligarquias, mas não acabaram com eles.
Mandonismo: O Mandonismo é um brasileirismo, usado em ciência política, filosofia e sociologia, para definir uma das características do exercício do poder por estruturas oligárquicas e personalizadas, ao longo da História do Brasil e que equivale, na literatura hispânica, ao chamado caciquismo.
Clientelismo: Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não. O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.
Coronelismo: Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada – a figura do coronel – sobre o poder público
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO :3