1) O que foi a Inconfidência ou Conjuração Mineira e quando ocorreu?
2)Qual era o objetivo da Conjuração Mineira?
3)Cite umas das causas da Inconfidência Mineira?
4)Qual o significado ou o que consiste a Derrama?
5)0 alvará de 1785 agravou ainda mais a situação Mineira; o que esta lei determina
6)Defina de forma sucinta quais eram as ideias do Iluminismo?
7)Quem foi o principal conspirador do movimento da inconfidência mineira, que te
propagação das ideias revolucionárias junto a população e tendo como destino trági
8)Cite três dos objetivos da Inconfidência Mineira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, é como ficou conhecida a revolta de caráter separatista que estava sendo organizada na capitania das Minas Gerais no final do século XVIII. Essa revolta foi organizada pela elite socioeconômica de Minas Gerais e acabou sendo descoberta pela Coroa portuguesa antes de ser iniciada. Tiradentes foi um dos envolvidos nessa revolta.
Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma conspiração de natureza separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, Estado do Brasil, entre outros motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789
2- A Inconfidência Mineira, também conhecida como Conjuração Mineira, foi um movimento separatista que aconteceu em Minas Gerais no ano de 1789. O principal objetivo era obter a independência do Brasil em relação a Portugal. O lema da Inconfidência Mineira era “Liberdade, ainda que tardia”
3-
- Quinto
- Derrama
- Exageros políticos
- Altas taxas de impostos
- Insatisfação popular
- Fechamento de manufaturas.
4- Derrama- Cobrança obrigatória com o objetivo de alcançar as cem arrobas de ouro. Isso causou indignação porque a economia local estava em crise, em virtude da queda na quantidade de ouro extraído.
OBS- (A possibilidade de uma derrama alarmou a elite local e antecipou os preparativos para uma revolta contra a Coroa. Os conspiradores planejaram iniciar a revolta para o dia em que a derrama fosse realizada. Um dos grandes propagandistas dessa conspiração foi Tiradentes.)
5- Alvará de d. Maria I que proíbe o estabelecimento de fábricas e manufaturas no Brasil, argumentando que, com o desenvolvimento das fábricas e manufaturas, os colonos deixavam de cultivar e explorar as riquezas da terra, e de fazer prosperar a agricultura nas sesmarias, conforme haviam prometido aqueles que as receberam. Para que a agricultura e a extração de ouro e diamantes não enfraqueçam por "falta de braços", a rainha decide proibir todo tipo de fábrica e manufatura têxtil no Brasil, com exceção daquelas que produzissem tecidos grosseiros que servissem para vestuário dos negros e empacotamento de fazendas e outros gêneros. Caso se desobedecesse ao alvará, o fabricante teria que pagar multa para a justiça e a quem lhe houvesse denunciado. Cópia do alvará pelo qual d. João revoga o alvará de 5 de janeiro de 1785, que abolia o estabelecimento das manufaturas e indústrias no Brasil e em todos os seus domínios ultramarinos. Desejava com esta medida promover a "riqueza nacional", melhorando consequentemente a agricultura, e fornecendo meios para a subsistência de seus vassalos.
6- O Iluminismo valorizava a razão como a forma mais confiável para
alcançar o conhecimento, opondo-se às explicações religiosas para os
fenômenos naturais, sociais e políticos.
7- O membro da conspiração de situação econômica mais humilde era Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, comandante da tropa que monitorava a estrada (Caminho Novo) que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Foi um dos membros mais participativos da conjuração. No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado em praça pública como exemplo para toda a população
8-
- Acabar com o monopólio comercial português.
- Liberar e favorecer a implantação de manufaturas no Brasil
- Independência do Brasil em relação a Portugal, e implantar uma república.
Deu trabalho espero ajudar pelo menos