1) O QUE FOI A GUERRA FRIA?DESCREVA OS FATORES QUE COLABORARAM PARA O FIM DO SOCIALISMO EM MUITAS NAÇÕES E O QUE MARCOU O FIM DA GUERRA FRIA?
2) O QUE PROPORCIONOU A CHAMADA NOVA ORDEM MUNDIAL?QUAIS FATORES DEFINEM O PODER DAS NAÇÕES MUNDIAIS E ATUALMENTE O MUNDO VIVE UMA NOVA FASE DA NOVA ORDEM MUNDIAL. COMENTE?
3) COMO VIMOS A GLOBALIZAÇÃO É UM PROCESSO QUE TEVE INÍCIO NO SÉC. XV, MAS NÃO TINHA ESSA DENOMINAÇÃO, E VEM AVANÇANDO ATÉ HOJE, CADA VEZ MAIS PRESENTEEM TODAS AS NAÇÕES MUNDIAIS. SENDO ASSIM, DESCREVA AS FASES DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO, QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO, DÊ EXEMPLOS CITANDO FATORES QUE ESTÃO ATRELADOS A GLOBALIZAÇÃO, COMENTE?
4) QUAL O PAPEL DA GLOBALIZAÇÃO EM RELAÇÃO AS EMPRESAS TRANSNACIONAIS, O QUE SÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS NOS PAÍSES DE DIFERENTES NÍVEIS ECONÔMICOS?
5) DESCREVA A RELAÇÃO DA GLOBALIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE: -INDÚSTRIALIZAÇÃO E AS REVOLUÇÕES
Soluções para a tarefa
1) A Guerra Fria é o nome que damos ao conflito político e ideológico que se estendeu do final da década de 1940 até o ano de 1991. Esse acontecimento teve como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética, países que representavam duas ideologias distintas que eram o capitalismo e o socialismo, respectivamente.
A Guerra Fria impactou de diversas maneiras o mundo, ao longo do século XX, e resultou em disputas nos campos científico, econômico, esportivo, bélico, além da clara disputa política e ideológica. Ao longo desse conflito, a rivalidade e a disputa geopolítica levaram à deflagração de uma série de conflitos em outras partes do planeta.
2) Uma ordem mundial diz respeito às configurações gerais das hierarquias de poder existentes entre os países do mundo. Dessa forma, as ordens mundiais modificam-se a cada oscilação em seu contexto histórico. Portanto, ao falar de uma nova ordem mundial, estamos nos referindo ao atual contexto das relações políticas e econômicas internacionais de poder.
4) A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.