1) o que foi a Guerra dos Cipaios, que se desenrolou em 1857, na Índia; 2) quais foram as suas causas socioeconômicas e culturais; 3) quais foram as consequências políticas dessa guerra, dentro do contexto imperialista britânico? (as relações políticas entre a Índia e a Grã-Bretanha mudaram?)
Soluções para a tarefa
Resposta:
a-A Revolta Indiana de 1857 (também conhecida como Revolta dos Cipaios, Revolta dos Sipais ou Revolta dos Sipaios) foi um período prolongado de levantes armados e rebeliões na Índia setentrional e central contra a ocupação britânica daquela porção do subcontinente em 1857 a 1858.
b - Entre as razões do descontentamento estavam as intervenções na política interna dos Estados indianos sob protetorado
c- A revolta provocou o fim da administração local da Companhia Britânica das Índias Orientais. Em agosto de 1858, a coroa britânica assumiu o governo da Índia, um secretário de Estado foi designado para tratar de assuntos indianos e o vice-rei da Índia passou a ser o chefe da administração local. A companhia foi abolida e os britânicos procuraram integrar os governantes nativos na administração colonial.
O vice-rei terminou a política de anexações, decretou a tolerância religiosa e admitiu indianos no serviço público. Baadur Xá II foi julgado e condenado ao exílio em Rangum. A Rainha Vitória recebeu em 1877 o título de Imperatriz da Índia.
Estima-se que pelo menos 100 000 indianos (entre rebeldes e civis) morreram
Explicação: fonte wikipedia