História, perguntado por isabellyfdsilva, 6 meses atrás

1. O que foi a Confederação do Equador? Quais eram as propostas? Como acabou? Quem era o
Frei Caneca? O que aconteceu com ele?
2. Por que D. Pedro I perdeu apoio?
3. O que foi e como se resolveu a Guerra da Cisplatina?
4. Explique a charge da página 145:
5. Responda as questões 6 a 9 páginas 149 e 150:

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusplayer07
1

Resposta:

1- Confederação do Equador foi uma revolta que aconteceu no Nordeste brasileiro, em 1824, contra o autoritarismo de Dom Pedro I e em defesa do regime republicano no Brasil.

Além dessa oposição ao arbítrio do imperador, a confederação pretendia implantar o regime republicano.

Em setembro de 1824, um bloqueio naval pressionou os confederados. Em terra, as elites dissidentes formaram milícias que auxiliaram no fim da Confederação do Equador.

Monge carmelita e político brasileiro, Joaquim da Silva Rabelo, mais tarde Frei Joaquim do Amor Divino Caneca ou simplesmente Frei Caneca, como ficou conhecido para a História, nasceu no Brasil, em julho de 1779 na cidade do Recife, onde morreu fuzilado a 13 de janeiro de 1825.

2- Não bastassem os desentendimentos políticos, a falta de arrojo do rei junto às questões econômicas também contribuiu para sua queda. A contração de dívidas com a Inglaterra e o gasto de verbas com a Guerra da Cisplatina fortaleceram o movimento oposicionista.

3- A Guerra da Cisplatina (1825 – 1828) foi um conflito armado entre o Império do Brasil, as Províncias Unidas do Rio da Prata e a população da Província Cisplatina pelo controle do território que hoje compreende o Uruguai. Trata-se de um tema cotado para vestibulares de todo país, assim como no Enem.

Meu caro amigo que fez essa pergunta favor tirar a foto para eu ou outras pessoas responderem a 4 e a 5 para você ok .

Fora isso espero ter Ajudado :)

Respondido por leitebeniciaribeiro
1

Resposta:

1 - A Confederação do Equador foi uma das muitas revoltas ocorridas no Brasil Imperial. Ocorreu no ano de 1824 na província de Pernambuco como um movimento de resistência ao governo e às medidas do Imperador D. Pedro I.Instaurado entre as populações urbanas do nordeste, a Confederação defendia a criação de um governo republicano. ... Entre outras propostas, as alas populares da Confederação do Equador sonhavam com a criação de um governo controlado pelas camadas populares e o fim da escravidão.

Explicação:Frei Caneca (1779-1825) foi um religioso e revolucionário brasileiro. Apoiou a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador em 1824, movimentos pela independência do Brasil. Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca nasceu no Recife, Pernambuco no dia 20 de agosto de 1779.

2- Mas o imperador cometeu um erro grave ao envolver o país na Guerra do Paraguai, que debilitou a economia. Dom Pedro II perdeu o apoio de fazendeiros e da Igreja Católica, fato esse que fomentou o crescimento do movimento republicano

3-.A Guerra da Cisplatina foi o primeiro conflito enfrentado pelo Brasil logo após a sua independência. Brasil e a Província Unida do Rio da Prata disputavam a Cisplatina. Dom Pedro I enviou tropas para a região para derrotar os rebeldes cisplatinos e manter a unidade territorial do império brasileiro.

4- cade a charge ?

5- ...


leitebeniciaribeiro: espero ter te ajudado !!!
matheusplayer07: ajudo até eu que pensei que tinha errado a resposta
matheusplayer07: valeu :)
leitebeniciaribeiro: : ) : )
leitebeniciaribeiro: ta certissima !!
Perguntas interessantes