1. O que ética aplicada?
2. Quais as principais áreas de investigação da ética aplicada?
3. Comente sobre a bioética e a importância dos comitês de ética.
4. Quais os principais temas da bioética?
5. Comente sobre a ecoética e explique de que forma ela rompe com a ética antropocêntrica que prevaleceu até meados do século XX.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O que ética aplicada?
Ética aplicada. A ética aplicada é o ramo da éticapreocupada com a análise de questões morais particulares na vida privada e pública. Nos anos de 1950 os meios de comunicação vigentes e o público em geral já discutiam a ética da inseminação artificial e de transplantes de órgãos que começavam a ser postos em prática.
2. Quais as principais áreas de investigação da ética aplicada? Além da ética médica incluem-se em seu campo de pesquisa a bioética, a ética do amor, a ética da ciência, a ética econômica ou ética empresarial, a ética do trabalho, aética ambiental, a ética do futuro, a ética do direito, a ética política, a ética da informação ou infoética, a ética dos meios de comunicação social, ...
3. Comente sobre a bioética e a importância dos comitês de ética. A bioética é um produto típico da cultura
da segunda metade do século XX, pois deve
enfrentar pelo menos três dentre os principais
desafios da cultura contemporânea, a saber:
· a complexidade dos fenômenos a serem
analisados - inclusive de muitos daqueles
considerados por muito tempo como simples
antes que o paradigma quântico veio
demonstrar o contexto de incerteza em que
se dão nossos saberes;4
· a procura de um método - indicado pelos termos
"interdisciplinaridade" e "transdisciplinaridade"
- supostamente capaz de superar a fratura
4. Quais os principais temas da bioética?
O modelo de análise bioética comumente utilizado e de grande aplicação na prática clínica na maioria dos países é o "principalista", introduzido por Beauchamp e Childress, em 1989. Esses autores propõem quatroprincípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.
5. Comente sobre a ecoética e explique de que forma ela rompe com a ética antropocêntrica que prevaleceu até meados do século XX.
A Bioética é uma área de estudo interdisciplinar que envolve a Ética e a Biologia, fundamentando os princípios éticos que regem a vida quando essa é colocada em risco pela Medicina ou pelas ciências. A palavra Bioética é uma junção dos radicais “bio”, que advém do grego bios e significa vida no sentido animal e fisiológico do termo (ou seja, bio é a vida pulsante dos animais, aquela que nos mantém vivos enquanto corpos), e ethos, que diz respeito à conduta moral.