1) O que era o COMITATUS?
2) Como surgiram os reis?
3) Como eram as leis germânicas?
4) Descreva o direito germânico.
5) Quais reinos germânicos se destacaram?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Comitatus: Ou o companheirismo, tratava-se da ligação dos guerreiros ligados por juramento ao chefe, em servi-lo até a morte, em troca de uma parte do saque e de seu comando.
2)Historicamente, o posição do "rei" deriva dos primeiros líderes tribais ou principais de diferentes povos tais como o (em sumério lugal, em semitico o sharrum, em latim rex, em grego o basileus, em sânscrito o rajá, em alemão o kuningaz) poderia ser também o tirano de uma cidade-Estado.
3)OS GERMANOS NÃO TINHAM LEI ESCRITA. AS LEIS, BEM COMO TODA CULTURA GERMÂNICA, ERAM TRANSMITIDAS ORALMENTE.
4)A expressão direito germânico indica as instituições e os sistemas jurídicos existentes nas diversas nações bárbaras de origem teutônica que se apossaram da Europa após a queda do Império Romano do Ocidente, no ano 476. ... O direito era, ao mesmo tempo, de origem popular e judicial, conservado pela tradição oral.
5)Vale ressaltar que os germânicos eram divididos em diversos povos e, desta forma, formaram reinos independentes. Entre os principais podemos citar: borgundios, vândalos, francos, saxões, lombardos, godos, visigodos, ostrogodos, entre outros.
Resposta:
(1)
O comitatus era a relação social entre o suserano e o vassalo, na Idade Feudal. Era uma troca: o vassalo oferecia serviço militar e servia nas terras no suserano.