História, perguntado por vini6660, 11 meses atrás

1 O que era as heresias e o que elas ameaçavam?

2 O que foi a guerra justa?

3 Quando e onde ocorreu a primeira cruzada?

4 Qual era a função da inquisição?

5 Explique como as autoridades da igreja Católica exerciam seu poder na idade media?

6 Quais as principais consequências das cruzadas

7 A violência ainda é utilizada para combater as diferenças de pensamento entre as pessoas? qual é sua opinião sobre isso

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
4

1. Heresias foram as ideias contrárias ao catolicismo. Assim judeus e muçulmanos, representavam condutas e crenças religiosas que se opunham a fé cristã. Com o passar do tempo passaram a representar também grupos contrários à rígida doutrina cristã e ao enriquecimento da Igreja católica, como os cátaros, valdenses, beguinos e outros.

2. Guerra Justa foi um conjunto de regras de conduta baseadas num modelo de pensamento que definiam em quais condições a guerra é uma ação moralmente aceitável.

Assim, descreviam: quem poderia deflagrar e conduzir uma guerra; quais as intenções e causas passíveis de serem utilizadas para uma guerra e quais os meios, em termos de alvos, armamentos e técnicas, que poderiam ser utilizados em um combate.

3. A Primeira Cruzada ocorreu em 1095, convocada pelo papa Urbano II e foi dirigida à reconquista da cidade de Jerusalém pelos cristãos, que desde de 1076 foi ocupada pelos muçulmanos que dificultavam a peregrinação dos cristãos por um mais importantes locais onde Jesus Cristo passou.

4. A Santa inquisição foi um movimento jurídico dentro da Igreja Católica com a função de combater e julgar os casos de heresias. Teve início na França do século XII,  para combater a propagação das seitas religiosas dissidentes, como os cátaros e valdenses.

Vale saber que para os cátaros, o mundo foi criado por Satã, o mundo material era mau e o mundo espiritual era bom, abominavam a ideia da Trindade e condenavam o casamento e a procriação.

Os valdenses faziam voto de pobreza, condenavam a autoridade da Igreja Católica e obedeciam somente a Deus.

5. O poder da Igreja Católica na idade média era exercido através da hegemonia politica, cultural e claro, religiosa. Controlavam a prática da fé e todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval: a forma de nascer, morrer, festejar e pensar.

Como forma de dominação econômica típica do período medieval, possuíam terras em toda a Europa, sendo que os bens não pertenciam aos religiosos, mas à instituição. Vendiam cargos, indulgências e apoios políticos, dentro e fora da Igreja.

6. As Cruzadas possibilitam grandes mudanças em toda a Europa, mesmo que não tenha alcançado completamente seu objetivo religioso de conversão dos hereges ao catolicismo. Permitiu a expansão política, cultural e econômica da Europa, com a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio entre o Ocidente e o Oriente, prejudicado pela expansão muçulmana.

7. Sim, infelizmente a violência ainda é utilizada para combater as diferenças de pensamento. Vivemos hoje, a época de posturas fundamentalistas e dissociantes. Formam-se grupos, de caráter étnico, político, religioso e culturais, que combatem entre si de forma violenta, sem tolerância aos preceitos que fundamentam nossas igualdades e diferenças enquanto seres humanos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes