1- O que é urbanização?
2- Explique o processo histórico da urbanização brasileira.
3- Justifique os termos abaixo:
Mega Cidades:
Cidade Global:
Conurbação:
4- Quais são os principais problemas causados pela urbanização?
5- Qual foi o marco que estimulou o desenvolvimento da indústria brasileira?
6- Por que o Brasil demorou para se industrializar?
7- Quais governantes tiveram uma participação importante na industrialização do Brasil?
8- O que eles fizeram?
9- Em que ano ocorreu a industrialização?
10- O que é manufatura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
conjunto de técnicas e de obras que permitem dotar uma cidade ou área de cidade de condições de infraestrutura, planejamento, organização administrativa e embelezamento conformes aos princípios do urbanismo.
Resposta: 1-Urbanização é o crescimento da população em uma determinada cidade. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo-cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural
2-O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana.
3-a)O conceito de megacidade foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta.
b)O termo "cidade global" é usado quando fazemos uma análise qualitativa da cidade, referindo-nos ao seu grau de influência sobre outros centros urbanos, em diferentes partes do globo. ... É por isso que as cidades globais também são denominadas "metrópoles mundiais".
c)Conurbação é o processo em que a área urbana de duas ou mais cidades fica interligada entre si, de modo a não haver uma distinção visual entre ambas, ou seja, as áreas urbanas de diferentes municípios formam uma mesma aglomeração, incluindo aí uma relação socioeconômica de interdependência, algo característico das regiões metropolitanas.