1. O que é transdução? Quais as principais estruturas do olho envolvidas neste processo neurofisiológico?
2. Qual a diferença entre a teoria tricromática das cores e teoria dos processos oponentes da visão das cores? Cite um exemplo para cada teoria.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
01) A transdução é quando uma célula converte algum sinal ou estímulo em outro. Nesse caso, durante a fototransdução, a energia luminosa transforma-se em sinais elétricos biologicamente reconhecíveis, que se processa no segmento externo dos cones e bastonetes (células fotorreceptoras). Assim, torna possível a detecção de objetos no ambiente.
02) Diferença entre ambas teorias:
- Teoria tricromática - Explica como cada tipo de receptor de cone detecta diferentes comprimentos de onda na luz. Ou seja, a visão de cores ocorre nos receptores. A teoria identificou o vermelho, amarelo e azul como sendo as três cores necessárias, mas posteriormente ele trocou o amarelo pelo verde. Exemplo: Vermelho e verde, em proporções iguais, produzem amarelo, vermelho e azul produzem magenta, verde e azul produzem ciano.
- Teoria do processo oponente - Explica como esses cones se conectam às células nervosas que determinam como realmente percebemos uma cor em nosso cérebro. Ou seja, a visão de cores ocorre em um nível neural. Nós percebemos um matiz com base em até duas cores por vez, mas só detectamos uma das cores opostas por vez. Exemplo: vemos verdes amarelados e amarelos avermelhados, mas nunca vemos tons de verde-avermelhado ou azul-amarelado.
Perguntas interessantes