1 - O que é trabalho? Por que o trabalho é importante na perspectiva de Marx? Quais as diversas
diferenças entre as très atividades humanas fundamentais para Hannah Arendt?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Marx, o trabalho é o modo pelo qual seres humanos produzem a sua humanidade, ou seja, produzem e reproduzem a sua existência. O trabalho é, portanto, o elemento mediador da relação entre ser humano e natureza, independentemente de qualquer forma social determinada. É o conceito de trabalho como sendo o trabalho produtivo.
O trabalho é impostante na perspectiva de Karl Marx, porque o homem ao trabalhar, enquanto um agir de forma consciente sobre a natureza com a finalidade de transformá-la, produzem sua história coletivamente, a sua existência material e, ao mesmo tempo, produzem cultura, idéias, crenças, valores, enfim, conhecimento acerca da realidade.
Hannah Arendt organiza, as atividades humanas em três aspectos: Labor , Trabalho e Ação.
O “labor” é processo biológico necessário para a sobrevivência do indivíduo e da espécie humana.
O “trabalho” é atividade de transformar coisas naturais em coisas artificias e para Arendt, o trabalho não é intrínseco, constitutivo, da espécie humana, em outras palavras, o trabalho não é a essência do homem, assim, o trabalho é uma atividade que o homem impôs à sua própria espécie, ou seja, é o resultado de um processo cultural.
A "ação" é a necessidade do homem em viver entre seus semelhantes, sua natureza é eminentemente social. A qualidade da ação supõe seu caráter social ou como escreve Hannah, sua pluralidade.