Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

1- O que é tectonismo?

2- Por que grandes terremotos são raros no Brasil?

3- Cite algumas caracteristicas das rochas magmaticas, sedmentares e metamórficas

4- o que provoca o desgaste e a decomposição das rochas superficiais

5- O que é intemperismo?

6- caracterize:
Intemperismo físico
Intemperismo quimico

Soluções para a tarefa

Respondido por D4rkMID1
3
01.Tectonismo

As chamadas placas tectônicas são os grandes fragmentos que compõem a litosfera. Há teorias, bastante popularizadas e divulgadas, que diz ser as placas tectônicas as verdadeiras causas dos terremotos. Com o deslizamento das placas e os conseqüentes choques entre elas seriam gerados os tremores de terra. estas teorias, que permaneceram por muito tempo, hoje em dia são questionadas. De qualquer maneira, o deslizamento das placas tectônicas gera alterações na aparência da superfície da Terra, causando dobramentos (deformação, sem quebra entre camadas) e falhas (rupturas e desnivelamento entre camadas).
02.

Porque o país está em uma zona intraplacas tectônicas, com maior estabilidade, afastado das zonas de contato ou de separação de plataformas.Essas áreas de contato são muito instáveis, como é o caso do arquipélago japonês, que sofre com abalos fortes. Mas grandes terremotos já foram registrados aqui.

Em 1955, em Mato Grosso, um sismo atingiu 6,2 graus na escala Richter. Ele teria sido devastador se tivesse ocorrido em uma área mais povoada.
03.
ROCHA SEDIMENTAR é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais.
Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), ocorre o fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos.

ROCHAS METAMORFICAS são assim chamadas porque se originam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares por processos que alteram a organização dos átomos de seus minerais. Surge, então, uma nova rocha, com outras propriedades e, às vezes, com outros minerais.
Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais.

Metamórficas

São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do xisto; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.

OBS.: As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Essas rochas formam um verdadeiro capeamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.
 Só sei essas


Usuário anônimo: OI
Usuário anônimo: SÓ QUE EU QUERIA RESPOSTA PEQUENA PQ AS LINHAS QUE EU PULEI NO MEU CADERNO SÃO MUITO POUCAS
Perguntas interessantes