1) O que é soro fisiológico e qual a sua finalidade?
2) O que é soro glicosado e qual sua finalidade?
3) O que é soro antiofídico e como é preparado?
4) Qual o método de separação de misturas é utilizado para separar as estruturas do sangue para exames laboratoriais?
Soluções para a tarefa
1) O que é soro fisiológico e qual a sua finalidade?
Soro fisiológico SF ou cloreto de sódio NaCl é uma solução salina Isotônica sendo o mais utilizado o que contém 0,9% ou 9 mg/ml em massa, dissolvidos em AD ou AI ou seja, a cada 100 ml dessas soluções aquosas contém 0,9 g de sal com q.s.p. 1 ml de Na+ e 154 mEq/L de Cl-.
Utilizado em pacientes com distúrbios eletrólitos, desidratação, alcalose metabólica, condução para diluir e ministrar injetáveis, limpeza dos seios paranasais, limpeza de ferimentos na pele, Nebulização/Inalação e para limpeza dos olhos e pálbebras.
Na prática de emergências médicas como Hiponatremia grave, choque hipovolêmico e hipotensão arterial utiliza-se as soluções Hipertônicas a 3% e 5%.
Solução Hipertônica a 7,5% usa-se em animais de grande porte.
Pertence a família dos cristalóides.
2) O que é soro glicosado e qual sua finalidade?
Soro glicosado, glucosado ou dextrose é uma solução de glicose C6H12O6 + água H2O.
Sua finalidade é geralmente utilizada em pacientes com hipoglicemia, perda de água sem perca de eletrólitos, como agente calórico e em alguns casos graves como o coma alcoólico usa-se soluções Hipertônicas.
Pertence também a família dos cristalóides e possuem apresentações na forma Isotônica a 5% = 5 g de glicose em 100 ml de água e Hipertônicas a 10% = 10 g de glicose em 100 ml de água, 25% = 25 g de glicose em 100 ml de água e 50% = 50 g de glicose em 100 ml de água.
✨ Acompanhe. Anexei a imagem do esquema de fluidoterapia onde demontra o que são os cristalóides.✨
3) O que é soro antiofídico e como é preparado?
É um antídoto contendo anticorpos que neutralizam a ação do veneno nocivo que circulam na corrente sanguínea dos indivíduos que foram picados por serpentes peçonhentas. Contudo, são produzidos soros próprios para cada espécies de serpentes. No entanto, consiste no mesmo processo de produção para todos os tipos de soros.
Retira-se o veneno das serpentes peçonhentas e através do mesmo são produzidos antígenos em laboratório expecífico para estes casos. Esses antígenos são inoculados em pequenas doses intercaladas em Cavalos pois esses animais são capazes de produzir anticorpos através desses antígenos que foram preparados. Após alguns dias, retira-se o sangue do animal e separa-se o plasma do sangue, pois é no plasma que encontra-se os anticorpos necessários para a produção de soros antiofídicos altamente purificados.
4) Qual o método de separação de misturas é utilizado para separar as estruturas do sangue para exames laboratoriais?
Usualmente utilizado é a CENTRIFUGAÇÃO.
✨ ✨