1.o que é sociologia e o contexto de surgimento?
2.qual a importância da vida em sociedade para o ser humano?
3.quais as influências do positivismo para o surgimento da sociologia?
4.o que sao fatos sócias?quais suas características?
5.segundo Durkheim, o que e consciência coletiva?
.
Preciso para hoje por favor responda todas .deixarei como melhor resposta quem responder
Soluções para a tarefa
1.A Sociologia é a ciência que se encarrega de estudar os fenômenos que abrangem nossa realidade social,a história da raça humana está repleta de acontecimentos marcantes que traçaram o caminho de nossa realidade até aqui,
a sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
2.A vida em sociedade permite a divisão das tarefas de trabalho, facilita a preservação da vida, permite o contato com profissionais especializados em diversas coisas diferentes e facilita o controle sobre a natureza, como a construção de pontes, prédios e redes de urbanização
3.O positivismo funda, então, a Sociologia, que a princípio recebeu o nome de “física social”. Sua função seria compreender as condições constantes e imutáveis da sociedade (a ordem) e também as leis que regiam seu desenvolvimento (o progresso), nosso sistema de ensino também teve influências positivista.
4.Independentemente da nossa vontade, os fatos sociais se impõem sobre nós,são comportamentos e hábitos que parecem emanar da nossa vontade pessoal, mas que na verdade são impostos e nós não sentimos essa imposição é porque estamos tão habituados a eles que a força não se faz necessária,segundo Durkheim, o fato social está na percepção do indivíduo,por isso o comportamento do ser humano será condicionado por realidades sociais que limitam as atitudes aceitas pela sociedade,o fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
5.O conceito de consciência coletiva foi criado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e é definido como o conjunto de características e conhecimentos comuns de uma sociedade, que faz com que os indivíduos pensem e ajam de forma minimamente semelhante.