Filosofia, perguntado por ezieltonff, 5 meses atrás

1. O que é senso crítico?

2. Explique o que é senso comum. De exemplos desse tipo de conhecimento.

3. O que você entende por conhecimento científico?

4. Escreva as principais características do conhecimento científico.

5. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

6. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento
científico (em qualquer área).​

Soluções para a tarefa

Respondido por snapittySlayy
4

Resposta:

1-Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente, segundo o site Significados. Segundo o dicionário Aurélio, é a capacidade de analisar, discutir, refletir ou buscar informações antes de tomar uma decisão ou tirar uma conclusão

2-Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. ... Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.

3-O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão. ... Este conhecimento pode ser dividido em tácito e explícito.

4-Basicamente, uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização.

5-Conhecimento tem sua definição clássica feita por Platão e consiste em uma crença verdadeira e justificada. ... O senso comum é conhecido como conhecimento popular, enquanto o conhecimento científico é tratado como ciência.

6- O conhecimento científico é produzido por uma investigação científica, através de métodos ou procedimentos que buscam soluções para os problemas de ordem prática da vida diária. Procura fornecer explicações sistemáticas, organizadas, que possam ser testadas, verificadas e criticadas, através de dados obtidos pela pesquisa ou estudo.

No cotidiano, sem a ciência, é usado o conhecimento empírico ou senso comum, que é aquele que não precisa de comprovação mas existe, como o fato do chá de erva cidreira fazer passar a dor de cabeça, sem nenhum dado que comprove a afirmação, mas tendo base somente na experiência.

Perguntas interessantes