Química, perguntado por suellenistefanysu, 9 meses atrás

 

1 . O que é reversível? Como ela é habitualmente indicada?

 

2. No equilíbrio, o que ocorre com as concentrações dos participantes da reação? E o que ocorre com as velocidades das reações direta e inversa?

 

3. O que são equilíbrios homogêneos? E heterogêneos?

 

4. O que é grau de equilíbrio? Como ele varia?

 

5. Dado o equilíbrio genérico A  +  B   C  +  D, qual é a expressão matemática da lei da ação das massas ou lei de Gulderg-Waage – ou seja, qual é a formula da constante de equilíbrio (Kc)?

 

6. Quais serão as ordens de grandeza dos valores numéricos de e de Kc para uma reação que se processa em grande extensão até chegar até o equilíbrio (reação de alto rendimento)?


SÉRIO GENTE N E PARA RESPONDER QUALQUER COISA APENAS PARA GANHAR PONTOS ME AJUDEM PFVR ​

Soluções para a tarefa

Respondido por biagodoi816
5

Resposta:

1) As reações reversíveis são aquelas em que os reagentes são regenerados pela reação entre os produtos. Muitas reações processam-se somente enquanto houver reagentes. Por exemplo, digamos que você coloque um comprimido antiácido na água, ele começa a reagir, gerando aquela efervescência que conhecemos bem.

2)O equilíbrio químico é atingido quando, na mistura reacional, as velocidades das reações direta (reagentes formando produtos) e inversa (produtos formando regenerando os reagentes) ficam iguais. ... O processo é dinâmico, ou seja, a reação ocorre nos dois sentidos.

3)Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos. ... Cada reação em equilíbrio possui uma constante de equilíbrio (Kc) característica, que se modifica apenas com a variação da temperatura.

4)O grau de equilíbrio (?) é uma grandeza que relaciona o número de mol consumido com o número de mol inicial de certo reagente, podendo ser expresso em porcentagem.

5)De acordo com a lei cinética ou lei da velocidade:

V1 = K1 [N2] . [H2]3 e V2 = K2 [NH3]2

No instante do equilíbrio:

V1 = V2 -> K1 [N2] . [H2]3 = K2 [NH3]2

Isolando K :

K1 [NH3]2

__ = ________

K2 [N2] . [H2]3

A divisão de duas constantes, em matemática, origina uma terceira constante:

K1

__ = Kc

K2

KC = constante de equilíbrio em função das concentrações

Então: Kc = [NH3]

_____

[N2] . [H2]3

Conhecendo-se o valor das concentrações das substâncias no momento do equilíquio, pode-se calcular a constante KC. A constante de equilíbrio não possui unidade, é adimensional.

A constante de equilíbrio KC é dada pela razão (divisão) das concentrações dos produtos pela concentração dos reagentes da reação direta, elevados a expoentes iguais aos seus coeficientes estequiométricos da reação química.

Kc = [P] p

___

[R] r

Esta fórmula representa a Lei da ação das massas ou a Lei de Guldberg-Waage.

6) aA + bB → cC + dD

v = k . [A]α.[B]β

Onde: v = velocidade da reação;

k = constante característica de cada reação;

α e β = expoentes que são determinados experimentalmente.

No entanto, se essa for uma reação elementar, isto é, somente com uma etapa, podemos escrever essa expressão da seguinte forma:

v =k . [A]a.[B]b

Isso significa que os coeficientes serão os respectivos expoentes na expressão.

Mas se estivermos lidando com uma reação reversível, que em um determinado momento se encontra em equilíbrio químico, então poderemos realizar a expressão da velocidade tanto para a reação direta, como para a inversa:

Va

aA + bB = ----→ cC + dD

< -----

V1

V d = K1 [A] a . [B] b

V i = K2 [C] c . [D] d

Onde: Vd = velocidade da reação direta;

Vi = velocidade da reação inversa.

Visto que a reação está em equilíbrio, a velocidade com que a reação direta se processa ou a sua taxa de desenvolvimento é exatamente igual à da reação inversa, logo:

Vd = Vi

k1 [A]a.[B]b= k2 [C]c.[D]d

k1 = k2 [C]c.[D]d

[A]a.[B]b

k1 = [C]c.[D]d

k2 [A]a.[B]b

Espero ter ajudado! :)


suellenistefanysu: mt obrigada
Perguntas interessantes