1.O que é Protagonismo Juvenil? 2.Qual o papel da escola diante da necessidade de estimular o desenvolvimento do protagonismo nos jovens brasileiros? 3.Qual o papel do(a) pedagogo(a) na organização de um ambiente escolar que promova o protagonismo juvenil? Após responder as questões, faça um relato de alguma experiência que você tenha vivenciado ou conheça sobre práticas que incentivam o protagonismo juvenil.
Soluções para a tarefa
1 - O protagonismo juvenil surge a partir da autonomia e da busca pelo desenvolvimento educacional, tendo o jovem como um principal pilar dentro da sociedade.
2 - A escola tem o papel de mediar o protagonismo juvenil, possibilitando que os jovens possam atuar como seres críticos.
3 - O pedagogo tem um papel importante, sendo aquele que analisa e possibilita diferentes caminhos, mediando o trabalho do educador e o protagonismo juvenil.
Um relato de práticas que incentivam o protagonismo juvenil
A formulação de grêmios estudantis, estimulou a prática, bem como a liderança e a organização social, lado a lado com os demais alunos que estavam presentes no ambiente escolar.
Mais sobre o protagonismo juvenil:
https://brainly.com.br/tarefa/47828900
#SPJ1
Resposta:
Explicação:
O protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer que a participação dos adolescentes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde estão inseridos. Nesse sentido, participar para o adolescente é envolver-se em processos de discussão, decisão, desenho e execução de ações, visando, através do seu envolvimento na solução de problemas reais, desenvolver o seu potencial criativo e a sua força transformadora. Os alunos que participam das ações acabam desenvolvendo um papel importante de liderança, mobilizando outros alunos a reconhecerem os problemas enfrentados e as soluções de melhoria. Vale destacar também que o protagonismo juvenil é um processo que pretende facilitar a inserção dos jovens no mundo adulto por meio do exercício de participação social dentro dos espaços em que eles pertencem. Por tudo isso, o protagonismo juvenil pode ser a solução de muitas questões dentro da escola. Problemas como a evasão escolar podem ser solucionados com a participação dos jovens nas decisões. Assim, o aluno se sente pertencente àquele meio e pode cuidar melhor do ambiente e de sua atividade escolar.