Português, perguntado por ipmcoronel, 8 meses atrás

1) O que é predicação verbal? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 2) O que é um verbo intransitivo? Cite um exemplo. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3) O que é um verbo transitivo direto? Cite um exemplo. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 4) O que é um verbo transitivo indireto? Cite um exemplo. _____________________________________________

Soluções para a tarefa

Respondido por caiomachadot1610
2

Resposta:

1. Predicação Verbal é a forma de ligar o sujeito ao predicado da oração ou ao predicativo do sujeito. No que respeita à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.

2. Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos.

Carmem morreu.

3. Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória:

O povo ama o prefeito. (VTD: ama. Objeto direto: o prefeito)

4. Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.

Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

O objeto indireto responde, principalmente, às perguntas de quê? para quê? de quem? para quem? e em quem?, indicando assim o elemento ao qual se destina a ação verbal.  

Eu acredito em você!

Respondido por nandahsyllva
1

Resposta:

01 ) é a relação de dependência entre o verbo e seus complementos.

02 )são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

03 )são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: ... Objeto direto: o prefeito) Eu comi meu bolo predileto.

04 )Acreditar: Eu acredito em você! Precisar: A empresa precisa de mim. Concordar: O diretor concordou com as propostas. Obedecer: O estudante obedeceu às regras.

Perguntas interessantes