1) O que é Polissimia?
2) O que é Homônimor?
3) O que é Conotação?
4) O que é Denotação?
5) O que é Ambiguidade?
6) O que é Comparação?
7) O que é Metáfora?
8) O que é Catacrese?
9) O que é Metonímia?
10) O que é Antítese?
11) O que é Eufemismo?
12) O que é Gradação?
13) O que é Hipérbole?
Por favor me ajude!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos lá:
1) Polissima é definido como algo que tem muitos significados.
2) O termo Homônimo significa literalmente o mesmo nome, uma vez que o prefixo homo quer dizer igual.
3) A Conotação é o uso do sentido figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem em uma declaração.
4) A Denotação é um vínculo direto de significação (sem sentidos derivativos ou figurados) que um nome estabelece com um objeto da realidade.
5) A Ambiguidade ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
6) A Comparação é algo paralelo feito entre dois termos de um enunciado com sentidos diferentes.
7) A Metáfora é uma figura de linguagem, que consiste na designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança
8) A Catacrese é uma figura de linguagem utilizada para se referir a algo que não tem um nome no idioma.
9) Metonímia é uma figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.
10) A Antítese é uma figura de linguagem usada para realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala por meio do uso de termos com sentidos opostos no discurso.
11) O Eufemismo é uma figura de pensamento, que corresponde a um dos subgrupos das figuras de linguagem, a qual está intimamente relacionada ao significado das palavras.
12) Gradação está relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente ( anticlímax ).
em exagerar uma ideia com finalidade expressiva. É um exagero
13) Hipérbole é classificada como figura de pensamento, que consiste intencional na expressão.
Espero ter ajudado!
Polissemia:
A polissemia acontece quando uma mesma palavra apresenta dois ou mais sentidos. Ocorre ambiguidade se o duplo sentido dificultar o entendimento do enunciado. Uma única palavra pode apresentar vários sentidos. Polissemia é como nomeamos o fenômeno linguístico em que uma mesma palavra tem dois ou mais significados.
Homônimos:
Homonímia são palavras que possuem a mesma grafia ou a mesma pronúncia, mas com significados diferentes entre si. A homonímia está inserida nos estudos semânticos da língua portuguesa.
Conotação:
Conotação, também referido como sentido conotativo e sentido figurado, é a associação subjetiva, cultural e ou emocional, que está para além do significado escrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito.
Denotação:
Em linguística, a denotação, também referida como sentido denotativo e sentido literal, é o uso de palavras ou enunciado no seu sentido real, próprio, habitual, preciso.
Ambiguidade:
Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação. A ambiguidade é um problema muito comum e presente em diversas construções textuais e orais, estando muitas vezes relacionada à escolha do léxico (escolha das palavras) e à sintaxe (disposição das palavras) da sentença.
Comparação:
A comparação é uma figura de linguagem semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. A relação entre esses nomes pode formar uma comparação simples ou uma comparação. É mais facilmente entendida como a aproximação de dois termos que se assemelham. “ O Amor queima como o fogo”
Metáfora:
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo. Amor é fogo que arde sem se ver. — Vi sorrir o amor que tu me deste.
Catacrese:
Catacrese é a figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não é de uso comum; é uma gíria do cotidiano, expressão usada para facilitar a comunicação
Metonímia:
Metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, dada a sua contiguidade material ou conceitual com outra palavra.
Antítese:
Antítese é uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período Barroco.
Eufemismo:
Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a do eufemismo. Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde.
Gradação:
Gradação é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente ou decrescente. No campo da estilística, é também entendida como um recurso semântico, ou seja, relacionado à exploração dos significados das palavras.
Hipérbole:
Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que "consiste na ênfase resultante do exagero deliberado, quer no sentido negativo, quer no positivo", ou seja, trata-se de uma figura empregada em textos literários e na linguagem corrente para expressar algo de maneira exagerada ou intensificada.