Artes, perguntado por rael65, 5 meses atrás

1. O que é o forro?

2. Como surgiu o forró?

3. O forró tem alguma influência indígena? Justifique.

4. O forró está associado a outros gêneros musicais. Quais são eles?

5. Quais são os instrumentos utilizados para tocar o forró?

6. Quem são os maiores representantes do forró tradicional?

7. Comente sobre a evolução do forró, escrevendo sobre o forró tradicional, o eletrônico e o universitário. de eu​

Soluções para a tarefa

Respondido por jenocurves
3

Resposta:

1 - Além de referir-se às festas, o forró tornou-se um gênero musical consagrado no Brasil e pode tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial do país.

2 - O forró surgiu em meados da década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 por todo o Brasil através do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo.

3 - O forró, que abrange a dança e a música, se constitui em manifestação genuína e sincrética da cultura popular, posto que une elementos do batuque, uma dança proveniente da cultura africana, com elementos rítmicos europeus e indígenas.

4 - O nome da festa forró é usado para nomear distintos gêneros musicais como o xote, baião, arrasta-pé e o xaxado, por isso quem não conhece suas histórias, as confundem com um gênero único. As músicas são executadas tradicionalmente por trios instrumentais com acordeão ("sanfona"), zabumba e triângulo.

5 - A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

6 - Principais representantes do forró:

Luiz Gonzaga.

Carmélia Alves.

Dominguinhos.

Trio Nordestino.

Jackson do Pandeiro.

Sivuca.

Alceu Valença.

Elba Ramalho.

7 - Revolução do Forró

Apesar da continuidade do forró tradicional e da mudança de sotaque sem grande transformação do universitário, nos anos 1990 o estilo passou por sua maior transformação.

Foi quando o forró incorporou instrumentos novos, bailarinas, roupagem mais colorida e elementos de músicas sertaneja, romântica, brega e até do axé para criar o forró eletrônico.

Também chamado forró estilizado ou até mesmo “oxente music”, o movimento começou no início da década, com grupos como Mastruz com Leite e Magníficos, e foi se tornando maior e mais transformador ao longo dos anos.

A mudança nas últimas décadas foi tão intensa, chegando a grupos como Aviões do Forró e Calcinha Preta, que, segundo o pesquisador Expedito Silva, mudaram tanto a proposta original que se aproximam mais do tecnobrega de que do forró propriamente dito.

O fundador da banda Magníficos, uma das primeiras do forró estilizado, explicou que o que eles fazem é música popular romântica misturada com forró. “É como se pegássemos uma música de Roberto Carlos, por exemplo, e tocássemos em ritmo de forró”, disse José Inácio, o Jotinha.

A banda Magníficos, na verdade, começou com músicas tradicionais, pé-de-serra, mas decidiu mudar. “Luiz Gonzaga nos influenciou muito, mas adaptamos o pé-de-serra tradicional ao romântico. Gostamos e respeitamos, mas não é o que queremos fazer. Você tem que acompanhar a evolução das coisas”, disse.

Segundo Silva, que estudou a evolução do forró, o principal diferencial entre o estilo clássico e o eletrônico é que as bandas novas lidam melhor com o mercado, vendem mais. “O estilo é preferido pelas pessoas mais jovens, que se identificam mais.

O que acontece é que quem gosta de forró, especialmente no Nordeste, não confunde o eletrônico com o tradicional. Ele vê o estilizado como lazer, diversão, passatempo, mas respeita o forró tradicional”, disse.

O forró eletrônico ou forró estilizado é um subgênero do forró originado no início da década de 1990, que procura mesclar elementos tradicionais do forró com outros gêneros musicais, adotando fortes influências da pop, do rock, do sertanejo, do axé music e da lambada, mas não discernindo a base original do ritmo.

O Forró universitário é um subgênero musical do forró surgido no Ceará, sendo uma exportado para o Brasil durante o terceiro movimento da diáspora cearense. Este ritmo revive o estilo pé-de-serra (tradicional) de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Perguntas interessantes