1) O que é o consumo consciente? Valeu! Se tiverem alguma dúvida, crítica ou sugestão:
A) É consumir de tudo, tendo consciência de que essa atitude de consumir de forma desenfreada irá causar problemas no futuro, porém como o futuro está distante, não devemos nos importar com isso por agora.
B) É deixar de consumir completamente, pois o consumo é a “raiz de todos os males”, logo é necessário deixar de viver num modelo de sociedade que incentive este tipo de atitude e buscar trabalhar em prol de uma sociedade com consumo zero.
C) O consumo consciente está ligado a ideia de não consumir além das necessidades e controlar os próprios desejos para não ser guiado pela indústria da propaganda lhe dizendo “você precisa disso, você precisa daquilo”. Podemos consumir, mas é necessário pensar em todo o processo, de onde veio esse produto e para onde ele vai quando for descartado?
D) Consumo consciente é o consumo realizado dentro de padrões fechados de comportamento, onde a pessoa tem um controle maior de suas compras, não indo além de seu orçamento. É simplesmente saber controlar o dinheiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O primeiro passo para entender o que é consumo consciente é perceber que o consumo de toda e qualquer coisa, seja um produto ou serviço, traz consigo consequências positivas e negativas. O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Por isso é tão importante refletir sobre os nossos hábitos de consumo, estar atento à real necessidade do que consumimos e aos possíveis impactos que uma compra pode causar.
Produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas das atitudes que fazem parte do consumo consciente. Esse olhar atento às externalidades do consumo é também o que permite ao consumidor consciente cobrar mudanças do poder público. Saiba mais sobre
uma fro para uma pr0stytutaʕ •ᴥ•ʔっ