História, perguntado por joaojp2014, 9 meses atrás

1· O que é Modernidade? 2. Para a História somos modernos ou contemporâneos? 3· Quando se inicia a Idade Moderna? 4. Compare as atitudes de submissão e de secularização e responda: a. Caracterize o período histórico em que elas ocorreram: b· Qual a diferença básica entre essas atitudes? 5. Elabore um quadro comparativo entre as atitudes de veneração e administração: 6. Qual é a mentalidade do homem na Idade Contemporânea? O que a natureza representa para ele?

Soluções para a tarefa

Respondido por caroeich
206

1. O que é Modernidade?  Era em que vivemos, onde a modernização é tratada de maneira respeitosa.

2. Para a História somos modernos ou contemporâneos?  Contemporâneos.

3. Quando se inicia a Idade Moderna? Com as grandes navegações iniciadas no século XV.

4) A. Caracterize o período histórico em que elas ocorreram:  A História começa quando o homem cria a escrita. Isso aconteceu mais ou menos há 4.000 anos a.C.

b· Qual a diferença básica entre essas atitudes? Nas sociedades seculares a religião não é aceita como modelo de explicação da realidade e nas sociedades submissas sim.

5. Elabore um quadro comparativo entre as atitudes de veneração e administração:

ATITUDE DE VENERAÇÃO

Época: Pré-Revolução Neolítica;

Natureza: Força incontrolável e temível;

Forças da Natureza: Divindades controláveis com ritos religiosos/mágicos.

ATITUDE DE ADMINISTRAÇÃO

Época: Idade Moderna;

Natureza: Objeto de interesse intelectual;

Forças da Natureza: Eventos determinados por Deus por meio de regras a ser desvendadas que devem ser administrados pelos homens.

6. Qual é a mentalidade do homem na Idade Contemporânea? O que a natureza representa para ele? A mentalidade do homem contemporâneo é materialista e individualista, vendo a natureza como um "combustível" para atingir os seus fins.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Respondido por dbrclx
0

1. A Modernidade, conforme a abordagem colocada no texto sob análise,  é um período em que ocorre um abandono da admiração que havia com a natureza, pois o homem passa o seu interesse na ciência e no intelecto, passando a observar a natureza com interesse intelectual.

A figura de Deus passa a ser do criador divino do mundo, mas que entregou aos homens a administração da sua criação.

Modernidade

Assim, a Modernidade sob a ótica religiosa traz a tona o início de uma abertura para a visão passada da Igreja, visto que o período anterior (Idade Média) também conhecido como Idade das Trevas, tendo em vista os grandes abusos praticados pela igreja utilizando (indevidamente) o nome de Deus, na busca de alcançar seus objetivos políticos, sociais e econômicos, foi superado pelo despertar de movimentos reformistas da Modernidade.

2. Conforme o texto: O domínio sobre a natureza, somos considerados contemporâneos. Neste sentido, o texto critica a Idade Contemporânea ao trazer a tona a troca que os seres humanos fazem da fé em Deus pela confiança nas inovações tecnológicas trazidas nessa nova era.

3. A Idade Moderna teve seu início marcado pela necessidade de rompimento com o modelo de vida adotado na Idade Média e todos os seus ideais que estavam começando a ser abandonados pelos novos moldes de vivência sociais. Os estudiosos trazem o ano de 1453 como marco dessa nova fase.

Acontecimentos marcantes da Idade Moderna

Assim, dentre os grandes acontecimentos da Idade Moderna estão os seguintes: a tomada de Constantinopla, chegada dos europeus às Américas, expansão marítima, começo da reforma protestante, guerra dos trinta anos, revolução gloriosa, início da revolução industrial, queda da bastilha e início da revolução francesa e um grande desenvolvimento comercial.

4. a) A submissão ocorre num período histórico conhecido como Idade Antiga, pois traz a tona o desenvolvimento da agricultura, que ocorreu em diversas civilizações nesse período da humanidade, como por exemplo: Suméria, Egito Antigo, China Antiga e a Grécia Antiga.

Já a secularização ocorre na Idade Contemporânea, momento atual em que vivemos, visto que é nesse período em que o homem explora a natureza de forma orgulhosa, visando a produção e o consumo, não abrindo espaço para Deus na Terra.

b) A diferença básica entre essas atitudes se consubstancia forma com que os seres humanos viam e acreditavam nos acontecimentos que os ocorriam, por exemplo: na submissão o homem se via como total dependente da natureza e sua vontade, já na secularização o homem acredita que pode solucionar qualquer problema por meio de seus tecnologias e ciência.

5. Comparativo entre as atitudes de veneração e administração:

Veneração:

  • o homem via a natureza como uma força incontrolável e temível,
  • a natureza era vista como uma divindade,
  • a natureza podia ser controlada com rituais religiosos ou mágicos.

Administração:

  • a natureza não é mais um objeto de admiração,
  • a natureza é um objeto de interesse intelectual,
  • Deus passa a ser o criador do mundo, mas passou a Administração dele aos seres humanos.

6. A mentalidade do homem na Idade Contemporânea se baseia na troca da natureza pela fábrica, do campo pela cidade e da fé em Deus pela confiança na máquina. Conforme o texto, o mundo passa a ser observado pelo homem como uma mina ou um laboratório.

Por fim, a exploração da natureza representa para os seres humanos, neste período, o orgulho do homem. Produção e consumo condicionam o êxito do humano em sua existência no cosmos.

Aprenda mais sobre a história e a evolução humana em:

https://brainly.com.br/tarefa/8171093

https://brainly.com.br/tarefa/7503473

https://brainly.com.br/tarefa/38816449

https://brainly.com.br/tarefa/17114493

https://brainly.com.br/tarefa/7474000

https://brainly.com.br/tarefa/3670122

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes