História, perguntado por robertalaurinda7476, 6 meses atrás

1. O que é mercantilismo?

2. O que é balança comercial positiva?

3. O que é metalismo?

4. O que é monopólio?

5. O que é absolutismo?

6. Em que consistia o pacto colonial entre Brasil e Portugal?

7. Explique a teoria do direito divino no absolutismo

8. O que foi o protecionismo na era mercantilista?

9. Quem foi Maquiavel o que ele defendia?

10. Quem foi Hobbes o que ele defendia?

11. Fala sobre a importância do rei Luiz XIV para o absolutismo.

12. O que o rei Luiz XIV quis dizer com a frase “O Estado sou eu”​

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosgrassisantos
1

Resposta:

1/O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.

2/Balança Comercial é um termo econômico que define a diferença entre as exportações e importações de um país. ... Quando o volume de exportações é maior que importação, dizemos que a balança é positiva.

3/Conceito utilizado para definir o acúmulo de metais por um país. O Metalismo é um princípio que foi utilizado a partir do século XV, inicialmente como medida da riqueza de uma nação. A exploração de metais preciosos no período colonial favoreceu o surgimento desse sistema econômico.

4/Em economia, monopólio designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço conseguindo, portanto, influenciar o preço do bem comercializado. Monopólios podem surgir devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo.

5/Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Nicolau Maquiavel, Jean Bodin, Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra, Jacques-Bénigne Bossuet e Thomas Hobbes.

6/Esse “pacto” instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou. Com a intensificação do processo colonizador nas Américas, Estados como Espanha e Portugal buscaram assegurar o controle sobre o que era produzido e explorado nas suas áreas de domínio.

7/O Estado Nacional tinha ainda o adjetivo de Absolutista. ... Desse modo, o Direito Divino dos Reis garantia a legitimidade e soberania do monarca no Estado Nacional. A crença era de que não os súditos ou qualquer outra autoridade concederia ao rei o direito de governar, mas seria a vontade do próprio Deus.

8/Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.

9/Maquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. ... Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a idéia de que “os fins justificam os meios”.

10/Preceptor, filósofo. Thomas Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. ... O Estado não pode estar sujeito às leis por ele criadas pois isso seria infringir sua soberania.

11/Preparado para o cargo desde criança, o rei Luís XIV sintetizou a supremacia do governo absolutista ao dizer que o Estado era ele mesmo. Com o auxílio do ministro Colbert, esse monarca consolidou o mercantilismo francês estimulando a atividade burguesa.

12/A frase "o estado sou eu" atribuível ao rei Luís XIV é a síntese do Absolutismo, isto é, ela é considerada como o início formal do absolutismo na Europa, sendo que o rei francês atribuiu para si o poder absoluto sobre o estado.

Explicação: espero ter ajudado

Perguntas interessantes