1. O que é Leitura Analítica? O que é Registro de Leitura (ex. Fichamento)? * 2. Conforme indicado pelo professor, quais são as etapas da leitura analítica? Explique cada uma delas. 3.Quais os itens/perguntas de cada uma dessas etapas? Explique cada um deles. 4.Que significa ciências sociais? Em sua resposta explique o que é sociologia, antropologia e ciência política, considerando a importância de seus objetivos e estudos. * 5.O que significa "Senso comum"? O que é problematizar o senso comum? * 6.Anotar todos os significados de "cultura" encontrados nos dicionários consultados. * 7.Escreva comentários refletindo sobre as consequências e implicações sociais dos usos desses significados de cultura encontradas nos dicionários. 8.O que é cultura para as ciências sociais? Quais as diferenças para os conceitos do senso comum? * 9.Qual importância da visão de cultura utilizada pelas ciências Sociais? * 10.O que significa Diversidade Cultural? Dê exemplos. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O que é Leitura Analítica? O que é Registro de Leitura (ex. Fichamento)? *
A leitura analítica é o terceiro nível de leitura conforme a tipologia de Mortimer Adler, e consiste em uma leitura compassada, lenta se necessário, mas que tem por objetivo a absorção total do conteúdo – ou seja, das proposições e argumentos.
Fichamento. O fichamento é um registro feito em fichas. Nele se resume as ideias principais de um texto, que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.
2. Conforme indicado pelo professor, quais são as etapas da leitura analítica? Explique cada uma delas. *
descobrir sobre o que a leitura se trata, analisar titulo e escritor,referencias, editor, tema, identificar palavras chaves, argumentos, frases significantes. considerar o problema apresentado e a solução, depois faça uma critica e finalize com leitura em voz alta.
4. Que significa ciências sociais? Em sua resposta explique o que é sociologia, antropologia e ciência política, considerando a importância de seus objetivos e estudos. *
As principais ciências sociais são a antropologia, a ciência política e a sociologia.
As ciências sociais constituem uma área das ciências cujo objeto de estudo, como o nome indica, é a organização e funcionamento das sociedades ao longo do tempo, assim como as características culturais e os conflitos entre as diversas sociedades.
Nas ciências sociais, existem três áreas de estudos com diferentes objetivos. São elas:
Ciência política: investiga os sistemas políticos, as relações de poder e a política como um todo.
Antropologia: estuda o homem e sua humanidade, incluindo cultura e economia.
Sociologia: estuda os relacionamentos sociais existentes em uma sociedade.
Entretanto, além destes, existem diversos campos de estudo dentro das ciências sociais, como o direito, a contabilidade, a psicologia e a pedagogia.
5. O que significa "Senso comum"? O que é problematizar o senso comum? *
O senso comum é a maneira de pensar da maioria das pessoas, correspondendo a algumas noções que são, via de regra, admitidas por boa parte dos indivíduos. É aquele conhecimento que adquirimos ao observar, vivenciar e experimentar o mundo. O senso comum é um conceito polissêmico, muito citado nas pesquisas educacionais, mas pouco problematizado em relação aos seus desdobramentos na produção de conhecimento científico. A escolha desta definição pode revelar também como se entende a produção do conhecimento. No presente artigo, foi realizado um mapeamento das pesquisas educacionais produzidas sobre o tema do senso comum, em que uma parte das discussões sobre o senso comum é selecionada, reunindo autores que são identificados como pertencentes de uma mesma matriz de entendimento, ou seja, pensadores que opõem ciência e senso comum.
8. O que é cultura para as ciências sociais? Quais as diferenças para os conceitos do senso comum? *
Geralmente, no senso comum, o termo cultura vem associado a aquilo que é "culto", "excêntrico", "excepcional", "extraordinário", tornando o conceito algo mais elitista e preconceituoso. Porém, aprende-se, nas ciências sociais, que tudo que é produzido pelo ser humano dentro da sociedade é considerado cultura. Para tais ciências, cultura nada mais é do que o conjunto de costumes, valores, tradições daquela sociedade (nisso encontram-se quaisquer religiões, ritmos musicais, relações características da localidade, lendas e folclores que possuam representatividade na sociedade). Portanto, reside aí a diferença entre a cultura do senso comum e a das ciências sociais. Para o primeiro conceito, cultura é algo restrito a um grupo mais preparado, mais intelectual, enquanto para o segundo cultura é o resultado de todos os costumes e valores produzidos por quaisquer seres humanos. Ou seja, basicamente para um cultura é algo para poucos e para o outro cultura é produzida por todos.
9. Qual importância da visão de cultura utilizada pelas ciências Sociais? *
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
10. O que significa Diversidade Cultural? Dê exemplos. *
Em sociologia, diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
3,6 e a 7 não sei as respostas
Explicação: