Sociologia, perguntado por alissonvarela42, 1 ano atrás

1) O que é imaginação sociológica?

2) Quais são as questões mais recorrentes quando pensamos a relação entre o
individuo e a sociedade?

3) Comece o seu diario de imaginação sociológica. O que te chamou atenção no dia
de hoje ou na semana? Que fenômeno social desperta o seu interesse?​

Soluções para a tarefa

Respondido por snrjack6
24

Resposta:1) O que é imaginação sociológica? *

O termo é da autoria do sociólogo americano Charles Wright Mills.Imaginação sociológica significa olhar para as coisas de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados na vida quotidiana mas sim olharmos numa perspectiva mais vasta.

A imaginação sociológica parte do caráter investigativo da questão.

Para ser mais exato, o olhar comum, vê as coisas como um fluxo recorrente de ideias e ações dos indivíduos em sociedade, a imaginação sociológica busca compreender além desse fluxo, refletindo sobre como a sociedade e o indivíduo se relacionam e como os elementos próximos a este mesmo ser, como cultura, economia, aspectos sociais, indústria cultural etc, podem contribuir ou prejudicar sua vida.

2) Quais são as questões mais recorrentes quando pensamos a relação entre o indivíduo e a sociedade? *

Uma das questões mais recorrentes na relação do indivíduo e da sociedade é o conceito de fato social que é também o objeto de estudo da sociologia, na visão de Émile Durkheim. Como conceito, ele representa um constante que se pauta em suas instâncias: tempo anterior e o exterior do sujeito.

O sujeito está sempre submetido a uma ação de coação em que, seguido pela sociedade, deve exercer sua forma em relação a toda sua força, suas ações e seus pensamentos individuais.

3) Comece o seu diário de imaginação sociológica. O que te chamou atenção no dia de hoje ou na semana? Que fenômeno social desperta o seu interesse? *

A solidariedade das médias e grandes empresas para não causar demissão em massa pelo país.

Esse fenômeno é visto no Movimento "Não Demita", que foi abraçado pelas médias e grandes empresas do varejo brasileiro. Nessa dimensão da realidade, podemos compreender que os grandes empreendedores possuem empatia por pessoas que precisam do emprego para sobreviver nessa época de pandemia.

A solidariedade das médias e grandes empresas para não causar demissão em massa pelo país.

Dessa forma, fica claro que existem pessoas de bem e dispostas a ajudar ao próximo de alguma forma.

Espero ter ajudado

Explicação:

Perguntas interessantes