Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

1.O que é hereditariedade?
2.Quem foi Gregor Mendel?
3.Por que a ervilha(Pisum sativum)foi uma escolha importante para o estudo da Hereditariedade?
4.Diferencie homozigótigos(homozigotos)de heterozigóticos(heterozigótos).
5.Segundo o experimento de cruzamento de plantas de linhagens puras de Mendel,a prole da geração F¹ era sempre igual a um dos parentais,e não aos dois?
6.Diferencie recessivo de dominante.
7.Enuncie a primeira lei Mendel.
8.O que são genes?
9.Diferencie genótipo de fenótipo.
10.O que é ausência de dominância?
11.O que é codominância?
12.Quais são os quatro tipos sanguíneos humanos?
13.Diferencie aglutinina de aglutinogênio.
14.O que é fator Rh?
15.O que é eritroblastose fetal.
16.Enuncie a segunda lei de Mendel.
17.O que é herança ligada ao sexo?Cite dois exemplos.
18.O que são heredogramas?

Soluções para a tarefa

Respondido por tciisraelsales
0

Resposta:

1. É a herança de características comuns de certa espécie, ela é determinada pelos fatores genéticos transmitidos a partir da procriação.

2. Ele foi um monge agostiniano muito conhecido por seus trabalhos envolvendo ervilhas. Ele é reconhecido atualmente como fundador da genética, pois conseguiu elucidar como as características eram transmitidas dos pais para os filhos.

3. As ervilhas foram escolhidas por Mendel por vários fatores, como a capacidade de se reproduzir rapidamente e por possuírem várias características de fácil visualização que são bastante especificas.

4. Os homozigotos, também conhecidos como puros, são constituídos por pares de genes alelos idênticos no mesmo lócus. Já os heterozigotos ou híbridos, são organismos que apresentam alelos diferentes no mesmo loco em cromossomos homólogos.

5. Segundo Mendel, a prole da geração F¹ era igual aos dois parentais, apresentando características dos dois. O mesmo afirma em seus resultados de pesquisa que, cada indivíduo possui dois fatores que determinam uma característica, sendo um fator herdado do pai e outro da mãe.

6. DOMINANTE: Genes que transmitem características hereditárias, independente do modo de formação do alelo. RECESSIVO: Genes que ficam escondidos/inativos (recessivos) na presença de outro dominante. Só manifestam suas características quando combinados com outro gene recessivo.

7. Também chamada de lei da segregação dos fatores da seguinte forma: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes.

8. Uma sequência específica do DNA que contém as instruções necessárias para a síntese de uma proteína ou molécula de RNA, podemos dizer que o gene é a unidade fundamental da hereditariedade.

9. GENÓTIPO: se refere à informação presente no genoma, o fenótipo se refere às características de um indivíduo. FENÓTIPO: depende diretamente da combinação entre o genótipo e o meio no qual o indivíduo se desenvolve.

10. São casos em que o gene interage com seu alelo, de maneira que o híbrido ou o heterozigoto apresenta um fenótipo diferente e intermediário em relação aos pais homozigotos ou então expressa simultaneamente os dois fenótipos paternos.

11. É um tipo de interação entre alelos de um gene onde não existe relação de dominância.

12. São eles: A, B, AB e O.

13. AGLUTININA: são anticorpos do plasma sanguíneo específicos contra determinados aglutinogênios. AGLUTINOGÊNIOS: são glicoproteínas presentes na superfície de todas as hemácias do sangue humano.

14. É um sistema de grupos sanguíneos, descoberto a partir do sangue do macaco Rhesus, ele também indica se o sangue é positivo ou negativo.

15. Trata-se de uma anemia hemolítica fetal, causada pela transmissão transplacentária de anticorpos maternos direcionados às hemácias fetais.

16. Também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.

17. É a designação da herança genética relacionada a genes presentes na parte não-homóloga dos cromossomos sexuais, ou seja, no caso da espécie humana, os genes presentes no cromossomo X não tem correspondentes no cromossomo Y. EX: a calvície ou uma doença como costumamos dizer "de família".

18. São representações do mecanismo de transmissão das características dentro de uma família, ou, em outras palavras, são usados diagramas para representar as relações de parentesco.

Espero ter ajudado!! Bons estudos.

Respondido por iiarinha717
0

Resposta:

1)A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias. Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes.

2)Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge nascido na Morávia que ficou conhecido como o pai da genética. Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade.

3)Para conduzir os seus experimentos, Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum). Essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade. ... Após encontrar as linhagens puras, Mendel começou a realizar cruzamentos de polinização cruzada.

4)Homozigoto

O conceito de homozigoto representa indivíduos formados a partir de genes alelos idênticos, por isso, chamados de "puros".

Os gametas produzidos em organismos homozigóticos são iguais e podem ser representados por:

Homozigotos dominantes: (AA, BB e VV) - Letras maiúsculas em genes dominantes.

Homozigotos recessivos: (aa, bb e vv) - Letras minúsculas em genes recessivos.

Assim, as características doadas pela mãe (óvulo) e pelo pai (espermatozoide) apresentam a mesma informação, são cópias idênticas, formando um indivíduo homozigótico para aquela característica.

Vale lembrar que as características de genes recessivos só serão expressas no fenótipo, quando aparecem em homozigose.

Heterozigoto

O conceito de heterozigoto define os indivíduos que possuem pares de genes com alelos distintos entre si.

Assim, os gametas heterozigóticos, diferentes dos homozigóticos, podem somente manifestar as características presentes no gene dominante.

•Heterozigoto: (Aa, Bb e Vv) - presença de gene dominante e recessivo na formação dos indivíduos heterozigóticos.

Assim, na união de genes diferentes, como não são cópias idênticas, manifestam-se as características de apenas um dos genes, o dominante.

6)Os alelos dominantes são aqueles que se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose, já os recessivos se expressam apenas em homozigose. Hoje em dia é bem clara a ideia de que as características de cada ser vivo são determinadas pelos genes, uma sequência de nucleotídeos localizada no DNA.

7)Dessa forma, podemos enunciar a primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores da seguinte forma: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.

8)O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.

9) O genótipo diz respeito à informação presente no genoma de um indivíduo. Diferentemente do fenótipo, ele não é observável e raramente sofre alterações. O fenótipo, por sua vez, depende de uma combinação entre nosso genótipo e o ambiente e pode ser definido como as características observáveis de um indivíduo.

Explicação:

Demorô kk esperooo ter ajudadoo ☺️

Perguntas interessantes