Filosofia, perguntado por rebekaeduarrda, 9 meses atrás

1) O que é filosofia histórica?
2) Qual é o objetivo da História da filosofia?
3) Quais são os três níveis de desenvolvimento da filosofia?
4) A Filosofia medieval é dividida em duas épocas. Quais são elas?
5) Quais são as três formas de reação à modernidade?
6) O que a modernidade traz de novidade?
7) Século XIX, Comte e Hegel traçavam perspectivas otimista. E Marx o que ele desenvolvia?
8) Por que para a corrente positivista a filosofia não poderia ser científica?
9) Surgem as Filosofias do progresso, com quais expectativa?
10) O pós estruturalismo trabalha com a crítica e às concepções fundamentais que são:

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusjose771
6

1-Filosofia da história é o estudo do processo histórico e de seu desenvolvimento. Também remete à reflexão sobre o conhecimento histórico, assim como às possibilidades e os modos de obtê-lo. Ela se preocupa com questionamentos básicos a respeito da história e de sua epistemologia.

2-A história da filosofia é a disciplina que se encarrega de estudar o pensamento filosófico em seu desenvolvimento diacrônico, ou seja, a sucessão temporal das ideias filosóficas ao longo da história, exigindo o mesmo rigor desta ciência nos métodos, a fim de reconstituir a sequência da filosofia.

3-Kohlberg desdobra as três últimas fases em seis estágios de raciocínio moral, agrupando-os dois a dois em três níveis de moralidade: os estágios 1 (orientação da punição e obediência) e 2 (relativista instrumental) correspondem ao nível pré-convencional; os estágios 3 (concordância interpessoal) e 4 (manutenção social)

4-Contudo, se considerarmos a divisão ocidental da Filosofia Medieval, podemos dividi-la em uma "Filosofia Cristã" (embora as duas fases fossem marcadas pelo Cristianismo, era bem mais presente na primeira fase que na segunda), representada pela Patrística de Santo Agostinho, que pretendia associar a Razão e a Fé

5-não sei

6-A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.

7- positivismo

8-elas de decordavam em vários pontos

9-Em historiografia e em filosofia da história, o progresso (do latim Progressus, "um avanço") é a ideia de que o mundo pode se tornar gradativamente melhor no que diz respeito à ciência, tecnologia, modernização, liberdade, democracia, qualidade de vida, etc.

10-O pós-estruturalismo refere-se a uma tendência à radicalização e à superação da perspectiva estruturalista nas mais diversas áreas do conhecimento. Sua emergência está relacionada, sobretudo, aos eventos contestatórios que marcaram a primeira metade do ano de 1968, em especial na França.

PFV COLOCA COMO MELHOR RESPOSTA DEU TRABALHO!

Perguntas interessantes