1. O que é ética? O que é moral? No encaminhamento dessas questões, precisamos voltar ao sentido
originário da ética e da moralidade. Todas as morais, por mais diversas, nascem de um transfundo comum,
que é a ética. Ética somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa,
enquanto a moral está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ética.
Acerca desse assunto, analise os itens seguintes:
I – A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da
moral.
II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos
valores.
III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano,
relacionados com os valores éticos.
IV – Um dos grandes problemas da ética diz respeito à polêmica entre o relativismo moral e ética objetiva.
Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral
é relativa à determinada cultura.
V – A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o
comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico.
Estão CORRETOS:
a) I, II e V
b) II, III e V
c) I, IV e V
d) II, III e IV
e) I, III e V
2. Por que a ética voltou a ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo?
Nos anos 1960, a política ocupava esse lugar e muitos cometeram o exagero de afirmar que tudo era
político.
A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamento filosófico, é correto afirmar que:
a) o tema foi relevante na obra de Aristóteles e apenas recentemente voltou a ocupar um espaço central na
produção filosófica
b) os impasses morais e éticos das sociedades contemporâneas reposicionaram o tema da ética como um dos
campos mais relevantes para a filosofia
c) o pensamento filosófico abandonou sua postura política após o desencanto com os sistemas ideológicos
que eram vigentes nos anos 1960
d) na atualidade, a ética é uma pauta conservadora, pois nas sociedades atuais, não há demandas éticas
rígidas
e) o pensamento filosófico acatou sua postura política após o desencanto com os sistemas ideológicos que
eram vigentes nos anos 1970
3. Apresentados os enunciados abaixo, qual deles melhor caracteriza o tema da ética filosófica?
a) a ética filosófica estuda a maneira como as pessoas agem dentro de uma determinada sociedade
b) a ética filosófica consiste em um conjunto de normas relativas à vida sexual das pessoas
c) a ética filosófica é o estudo das normas que regem o exercício de uma determinada profissão.
d) a ética filosófica é um discurso racional e argumentativo cujo objetivo é fundamentar critérios para
avaliar as ações humanas, seja para louvá-las ou para censurá-las
e) a ética filosófica consiste na explicação das normas de comportamento que se encontram na bíblia
4. Sobre a ética e a política, considere o texto a seguir: “A verdade é filha legítima da justiça, porque a
justiça dá a cada um o que é seu. E isto é o que faz e o que diz a verdade, ao contrário da mentira. A mentira,
ou vos tira o que tendes, ou vos dá o que não tendes; ou vos rouba, ou vos condena.” (Pe. Antônio
Vieira, Sermão da Quinta dominga de Quaresma)
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que:
a) a vida moral e a vida do poder prescindem de virtudes para sua condução
b) a ética na esfera pública deve ilegitimar a verdade para a garantia na esfera privada de uma vida virtuosa
c) a moralidade pública e a moralidade privada são categorias basilares para o encaminhamento da justiça no
âmbito do poder
d) a justiça dá a cada um o que é seu. Então, a verdade, sendo filha da justiça, dela tira o que tem e lhe dá o
que não tem
e) a dimensão autêntica da vida moral se resume a um ato de justiça e de verdade, deixando à margem a
continuidade do agir moral
5. O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos:
a) ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si.
b) saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas
atitudes e a essência dos valores morais.
c) não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir
livremente
d) dizer o que as coisas são, como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato
e) ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as
consequências dela sobre si e sobre os outros.
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Resposta:
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