Filosofia, perguntado por marinetteladyb11, 1 ano atrás

1)O que é escola?

2)Qual é principal função da escola na vida do aluno?

presiso de ajuda nesse deve da casa ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Emillyi
13
Na teoria, a escola deveria ser um espaço onde educadores e educandos trabalhariam valores sociais, ética e cidadania na busca de uma sociedade justa e ciente de sua força política. Na prática, confunde-se a escola como um espaço preparatório para vestibulares e para o mercado de trabalho, formando pessoas ambiciosas e descompromissadas socialmente. 

Felizmente, mesmo que de forma lenta, parece que isso está mudando na educação pública (apesar de muitas propagandas enganosas, o Estado de SP já está dando um grande passo com o currículo unificado), pois as propostas pedagógicas têm se voltado para a formação do indivíduo social (como um ser responsável), política (como um ser participativo) e econômica (como um ser buscador de uma economia sustentável e não predatória). 




A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores), desenvolvendo nos alunos a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem. 

Leia este pedaço de texto bem interessante sobre a função social da escola, visite o site abaixo e leia o resto do texto. Há outros textos bem legais sobre o assunto. 
---------------------- 
Função social da escola e a formação do cidadão 

Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas, possibilitando a leitura e interpretação das mensagens e informações que hoje são amplamente veiculadas, preparando-o para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção crítica e consciente na vida pública. É necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras. Sem estas aprendizagens, dificilmente ele poderá exercer seus direitos de cidadania. A escola, portanto, tem o compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informações segundo as exigências de seu campo profissional ou de acordo com as necessidades de desenvolvimento individual e social. Precisamos preparar nossos alunos para uma aprendizagem permanente, que tenha continuidade mesmo após o término de sua vida escolar. Isto significa que em sala de aula devemos estar preocupados em desenvolver determinadas habilidades intelectuais sem as quais o aluno nunca será capaz de uma aprendizagem autônoma. É necessário a cada momento fazer o aluno pensar, refletir, analisar, sintetizar, criticar, criar, classificar, tirar conclusões, estabelecer relações
Perguntas interessantes