*1* - O que é erosão?
*2* - O que é erosão hídrica?
*3* - Como ocorre a erosão hídrica?
*4* - O que é erosão eólica e como ela ocorre?
*5* - O que é assoreamento?
*6* - Explique o que é desertificação
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens.
2)a erosão hídrica é o processo de degradação que mais tem afetado a capacidade produtiva dos solos, facilitada e acelerada por 3 Page 4 interferência antrópica que, na maioria das vezes, resulta num processo de erosão acelerada.
3)Erosão Hídrica: processo erosivo geralmente envolvendo o solo, deflagrado pela ação de chuvas, compreendendo as seguintes etapas: impacto da chuva, provocando desagregação das partículas; remoção e transporte pelo escoamento superficial; e deposição do material formando depósitos de assoreamento.
4)A erosão eólica é um dos tipos de degradação do meio ambiente existentes. Ela se dá pela ação dos ventos e pode provocar transformações que impactam o meio ambiente, como a retirada de finos fragmentos superficiais do solo, transportando-os para outros locais e assim modificando dois ou mais ambientes.
5)Assoreamento é o processo pelo qual o leito de um rio ou lago se eleva em função do acúmulo de sedimentos e detritos levados para dentro dele pela água das chuvas, que retira esse material por erosão de regiões desmatadas, próximas ou distantes.
6)A desertificação é o processo de destruição do potencial produtivo da terra através de atividades humanas agindo sobre ecossistemas frágeis, com baixa capacidade de regeneração. Em geral, a desertificação ocorre em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas.
Explicação:
Espero ter ajudado melhor resposta ✌✍
Resposta:
1. A erosão é o desgaste dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana).
2. É o processo desencadeado a partir do impacto da chuva sobre o solo, escoando na forma de enxurrada.
3. Ocorre em três fases: desagregação das partículas de solo, transporte e deposição. A desagregação surge pelo impacto da gota da chuva e o transporte pela ação da energia de escoamento superficial sob influência direta da gravidade. O transporte das partículas pode ser difuso, acontecendo na região de entressulco, ou concentrado. Já a deposição, inicia quando não há mais energia disponível para o transporte.
4. Ela se dá pela ação dos ventos e pode provocar transformações que impactam o meio ambiente, como a retirada de finos fragmentos superficiais do solo, transportando-os para outros locais e assim modificando dois ou mais ambientes.
5. É o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d'água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio). A falta de matas ciliares também ocasiona a erosão da encosta dos rios.
6. É a perda da capacidade produtiva dos solos, deixando-os áridos e inférteis, e ocorre muitas vezes porque as atividades econômicas desenvolvidas em determinada região ultrapassam a capacidade de suporte e de sustentabilidade do solo.