1- O que é efeito estufa? 2- Como ele pode ser prejudicial ao planeta? Explique. 3- Escreva o nome dos gases-estufa e sua origem: a- CO2 b- CH4 c- N2O d- O3 f- CFC g- HCFC
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário
2-
Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar.
Agravamento da segurança alimentar, prejudicando as colheitas e a pesca.
Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas.
Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, que provocará também ondas migratórias.
Explicação:
Dióxido de Carbono (CO2): expelido pela queima de combustíveis utilizados em veículos automotores à base de petróleo e gás, da queima de carvão mineral nas indústrias, e da queima das florestas.
Metano(CH4): gás incolor, inodoro e se inalado é tóxico. É expelido pelo gado, ou seja, na digestão dos animais herbívoros, decomposição de lixo orgânico, extração de combustíveis, dentre outros.
Clorofluorocarbonos (CFC): composto formado por carbono, cloro e flúor, proveniente dos aerossóis e do sistema de refrigeração.
O óxido nitroso(N20) ou protóxido de nitrogênio (pt-Br), ou protóxido de azoto (pt-Pt), também conhecido como gás hilariante, é apresentado na forma de um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O. É um composto químico que age como agente anestésico fraco em forma de gás respiratório inorgânico e inodoro que tem efeitos analgésicos significativos e baixa solubilidade no sangue.é o terceiro gás de efeito estufa de longa duração mais importante, o óxido nitroso contribui substancialmente para o aquecimento global e é uma substância que esgota substancialmente o ozônio estratosférico
Esse ozônio é formado por reações fotoquímicas, ou seja, a radiação solar em comprimentos de onda ultravioleta e infravermelho dissociam as moléculas de oxigênio, formando o oxigênio atômico (O), que reage com O2 formando o ozônio (O3).
Os HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) são substâncias destruidoras da camada de ozônio. Os HCFCs são utilizados extensivamente em diversos sectores industriais como refrigeração, espumas, solventes, aerossóis e extinção de incêndio em substituição de CFCs.