Geografia, perguntado por wesleyolivera3, 11 meses atrás

1) O que é domínio morfoclimatico enfocando na abordagem conceitual desse termo usado exclusivamente na geografia?

2) Quais, quantos são e como são classificados (quanto ao corte estrutural dos vegetais) os domínios morfoclimaticos brasileiros.

3) Relacione o nome de cada domínio com o local da sua abrangência juntamente com o tipo de relevo e clima predominante na área.

4) Compare os domínios amazônico e do cerrado, ressaltando as diferenciações entre os dois tipos de paisagem natural

5) Explique o que é uma faixa de transição morfoclimatico

Faça um texto com as respostas destas perguntas

Soluções para a tarefa

Respondido por osdoisgalosdebrita20
0

Resposta:

1) Domínio morfoclimático se refere a uma área determinada que possuem uma grande homogeneidade(qualidade) em um relevo ou clima específico sendo um bom exemplo disto nosso país por que nem todas as paisagens são assim tendo algumas paisagens com  uma única espécies de vegetação e segundo o geógrafo Aziz Ab’Saber nosso país tem uma grande diversificação de biomas  tendo diversos domínio que de acordo com Aziz Ab’Saber.

2) Os domínios morfoclimáticos brasileiros são seis: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias.

3) Amazônico: O clima do domínio amazônico é do tipo equatorial e apresenta médias térmicas anuais que variam de 24ºC a 27ºC. Trata-se de uma composição climática quente e úmida que possui um regime regular e intenso de chuvas o ano todo.

O domínio amazônico apresenta formas de relevo predominantemente marcadas por depressões, todas elas relativas, ou seja, consideradas não em relação ao nível do mar, mas em comparação com o relevo circundante, havendo baixos planaltos e planícies fluviais da Bacia Amazônica.

Caatinga: O clima da Caatinga é o Semiárido, marcado por temperaturas elevadas e por pouca chuva. O solo da Caatinga é extremamente fértil, porém muito raso e pedregoso. A rede hidrográfica da Caatinga é pequena e formada, no geral, por rios intermitentes.

O relevo é baixo, sendo dominado por depressões, especialmente no sertão, embora em suas bordas possamos encontrar outras formações como os planaltos.

Mares dos Morros: As regiões dos mares de morros apresentam um clima quente e úmido e, dependendo da localidade, pode ser tropical úmido, tropical de altitude ou tropical litorâneo. De tal modo, todos eles apresentam um intenso índice pluviométrico e altas temperaturas.

Em grande parte, os mares de morros possuem um relevo acidentado abrangendo áreas de planalto, sendo que o mais importante é o Planalto Atlântico. Além disso, no trajeto surgem algumas planícies e depressões geográficas (por exemplo o Vale do Paraíba).

Cerrado: Predomina-se no Domínio do Cerrado o clima tropical, tendo grande nível de semelhança com as savanas africanas. É uma região de maciços planaltos, terrenos sedimentares bastante desgastados pelos processos erosivos (intemperismo), que formam chapadas e chapadões.

No domínio do cerrado, o relevo é em sua maioria plano ou com pequenas ondulações. Composto por grandes planaltos e chapadões, esse domínio morfoclimático tem cerca de 50% da sua altitude entre os 300 e os 600 metros.

Araucárias: O Domínio das Araucárias apresenta clima subtropical, com alta pluviosidade e invernos relativamente brandos. Ocupa áreas de planaltos e seu solo é muito diversificado. É coberto pela Mata de Araucárias, também conhecida como Mata dos Pinhais.

O relevo do domínio das araucárias caracteriza-se por fortes ondulações e por terrenos montanhosos. De aparência protuberante e formado pelo processo de erosão, esse domínio se localiza no Planalto meridional, e tem uma altitude que vai desde os 500 aos 1.300 metros.

Pradarias: As pradarias geralmente ocorrem em locais de clima temperado, com verões e primaveras chuvosos e inverno e outono secos.

Também chamado de Pampas ou de Campanha Gaúcha, o domínio morfoclimático das pradarias apresenta relevo baixo e ligeiras ondulações chamadas de coxilhas. Por conta da amplitude desse tipo de relevo, a região é utilizada para a prática da pecuária.

4) O Domínio Amazônico, possui uma enorme quantidade de animais e espécies, e, sua área é formada por diversas planícies e planaltos, onde podem ser verificadas três distribuições de vegetação, sendo elas:  

Igapó.  

Mata de Várzea;

Mata de Terra Firme.

Já o Cerrado, se estende em uma maior parte, pelos planaltos e chapadões do Centro-Oeste, o cerrado típico é formado de arbustos e árvores de médio porte que, em geral, se apresentando bem afastados uns dos outros.

5) Faixas morfoclimáticas são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, as faixas de transição são áreas de grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de vários domínios.

Explicação:  Espero ter Ajudado!!

Respondido por lucasnmattos
1

1) Domínio morfoclimático é uma área ou região determinada pela sua paisagem, ou seja, a interação de fatores como o relevo, clima, vegetação, solo e hidrografia.

2) São seis domínios morfoclimáticos que existem no Brasil, listados abaixo:

  • Amazônico - Vegetação densa, composta por árvores de grande porte.
  • Caatinga - Vegetação pouco densa, predomínio de plantas de médio e pequeno porte.
  • Cerrado - Grande variedade de vegetação, com predomínio de arbustivas, porém também existem espécies de grande porte e altamente lenhosas.
  • Mares de Morros - Predomínio de florestas densas, características do clima tropical úmido.
  • Araucárias - Vegetação de grande porte.
  • Pradarias - Predomínio de vegetação arbustiva e rasteira.

3) Sobre o clima e o relevo nos domínios morfoclimáticos, observa-se que:

  • Amazônico - Localizado predominantemente na região Norte,  clima Tropical úmido, relevo diversificado entre grandes planícies e altas montanhas.
  • Caatinga - Predominantemente localizado na região Nordeste, clima semiárido e relevo com depressões.
  • Cerrado - Se estende pelas regiões Nordeste e Centro-Oeste, clima tropical e relevo diversificado entre planaltos, chapadas e depressões.
  • Mares de Morros - Estende-se por grande parte das regiões Sudeste e Sul, clima variando entre tropical, tropical de altitude e subtropical, relevo marcado pelos morros arrendondados.
  • Araucárias - Região Sul, clima subtropical e relevo marcado por planaltos e chapadas.
  • Pradarias - Região Sul, clima subtropical e relevo marcado por grandes planícies.

4) A paisagem natural do domínio Amazônico se mantém durante todo o ano de forma bastante densa, com predominância de árvores de grande porte, já no Cerrado há uma variedade de paisagens, que se alternam conforme a estação seca ou chuvosa.

5) As faixas de transição são locais onde se estabelecem trocas entre diferentes domínios.

Os domínios morfoclimáticos no Brasil

Os domínios morfoclimáticos são grandes áreas e regiões marcadas pelas suas paisagens, determinadas por diversos fatores.

O domínio Amazônico se localiza predominantemente na região Norte do Brasil, e apresenta vegetação densa e de grande porte, clima equatorial e relevo diversificado. A Caatinga está localizada principalmente no Nordeste do Brasil, tem vegetação variada conforme a estação, clima semiárido e relevo marcado por depressões interplanálticas.

O cerrado se localiza na Região Centro-Oeste, com pequenas partes no Nordeste e no Sudeste, tem clima tropical e relevo com planaltos, chapadas e depressões. Os mares de morro representam um domínio localizado no Sul e do Sudeste brasileiro, marcados pelos morros arredondados e pelo clima tropical a subtropical.

O domínio das araucárias se localiza entre planaltos e chapadas, com clima subtropical, clima compartilhado pelas pradarias, ambos domínios localizados no Sul do país.

É importante ressaltar que existem pontos de contato entre esses domínios, chamados faixas de transição, onde coexistem características de dois ou mais domínios.

Para saber mais sobre domínios morfoclimáticos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1282664

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes