1:O que é desigualdade social?
2:Quais são as principais causas da desigualdade social?
3:A desigualdade social é causadora do surgimento e crescimento de diversos problemas. Quais são os principais?
4:A desigualdade social tem como efeitos uma série de outras desigualdades quais são?
5:Com a pandemia, houve um aumento considerado nos números da desigualdade social cerca de 13% da população passou a viver abaixo da linha da pobreza. Quais foram as causas que elevou esse número?
6:Quais são as causas da desigualdade econômica no Brasil?
Soluções para a tarefa
1)A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida.
2)Má distribuição de renda.
Acesso à educação deficitário.
Administração ruim dos recursos públicos.
Investimentos governamentais insuficientes.
Não garantia de serviços básicos.
3)A desigualdade social é causadora do surgimento e crescimento de diversos problemas, sendo os principais: Aumento dos níveis de desemprego. Crescimento dos níveis de insegurança alimentar e da fome. Aumento da pobreza extrema.
4)A desigualdade social tem como efeitos uma série de outras desigualdades, como a desigualdade de gênero, desigualdade racial, desigualdade regional, entre outras. Como consequência da desigualdade social, surgem vários problemas sociais que afetam a sociedade: Favelas (favelização)
5)A pandemia da covid-19 aumentou a desigualdade em todo o mundo, com os mais ricos enriquecendo ainda mais e o total de pobres crescendo. No Brasil, a parcela 10% mais rica que detinha 58,6% da renda nacional em 2019 hoje concentra 59%, segundo o The World Inequality Report 2022, divulgado nesta terça-feira.
6)Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.