1) O que é desemprego estrutural?
2) Qual um dos principais fatores do desemprego estrutural no mundo?
3) Caracterize os efeitos do desemprego estrutural nas cidades e no campo.
4) Por que a desestabilização econômica e social decorrentes do desemprego estrutural tem sido mais intensa
nos países do Sul?
5) Cite exemplos de como o avanço da tecnologia tem substituído funcionários no mercado de trabalho.
6) De que forma ocorre o desemprego nos países do Norte?
7) Em que áreas da economia a inovação tecnológica cria mais postos de trabalho?
8) Por que no sul as pessoas não conseguem atender às novas exigências do mercado de trabalho?
9) A que levou o processo de modernização da produção em busca de maior produtividade e maiores lucros?
10) O que é desemprego conjuntural?
11) Em crises econômicas o que acontecem com as empresas se há uma redução do consumo
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O desemprego estrutural é aquele gerado pela introdução de novas tecnologias ou de sistemas e processos voltados para a redução de custos.
2. As pessoas mais afetadas pelo desemprego estrutural são os trabalhadores de baixa remuneração que não conseguem acompanhar o ritmo das mudanças no mercado de trabalho.
3. Principais causas do desemprego estrutural (exemplos):
Cidade: Implantação de robôs no processo de produção industrial; instalação de caixas eletrônicos em agências bancárias; Informatização em empresas e órgãos públicos, visando diminuir os processos burocráticos; Uso da Internet para serviços bancários, compras online e outros serviços; Adoção de processos administrativos eficientes nas empresas, visando otimizar o trabalho e reduzir a mão-de-obra.
Campo: mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural, aumento da produtividade, expansão das atividades agropecuárias, o que resulta em uma pressão sobre as áreas naturais e o consequente desmatamento.
5. Profissionais de linha de montagem: esses profissionais estão começando a ser substituídos por robôs, que têm mais precisão e rapidez. Robôs e máquinas já estão preparados para concluir perfeitamente um trabalho sozinhos.
Trabalhadores rurais: Atualmente as máquinas fazem isso muito mais rapidamente e já substituem os trabalhadores rurais. Com o avanço da tecnologia nesse setor, a produção ficou mais ágil.
6. Falta de qualificação - Esse é um dos principais fatores que impactam a taxa de desemprego no Norte do Brasil atualmente, uma vez que o mercado de trabalho da região é formado por áreas de atividades primárias, como é o caso da pecuária.
8. As empresas procuram futuros profissionais que realmente tenham condições de contribuir positivamente para o seu crescimento, ou seja, pessoas com ótima comunicação, com aptidão para trabalho em equipe, capacidade de resposta, lógica de raciocínio, domínio de línguas e outras habilidades intangíveis. Uma das principais exigências do mercado de trabalho é que o profissional saiba adaptar-se às mudanças. Isso inclui novos modelos de contratação, horários flexíveis e salários fluídos, além das inovações próprias de cada setor.
10. O desemprego conjuntural pode ser definido como a baixa na taxa de emprego em uma economia motivada por recessões e crises econômicas.
11. Durante uma crise econômica, podemos observar o declínio das atividades e da demanda por consumo. Com a demanda em baixa, a taxa de lucro das empresas também cai. Quando empresas precisam cortar custos, elas muitas vezes decidem demitir funcionários.
Explicação:
Busquei por algumas respostas. Espero ter contribuído. Boa sorte.