1. O que é centralização política?
2. O que é absolutismo?
3. Explique o motivo dos itens a seguir serem importantes para o exercício do poder absoluto por um rei:
a) exército permanente;
b) autonomia financeira;
c) burocracia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta da pergunta numero 1=A centralização política pode ser compreendida como uma forma de organização política que centraliza o poder.
Como o próprio significado da palavra indica, centralização corresponde ao ato ou efeito de centralizar.
A centralização política, portanto, representa um processo de centralização das tomadas de decisão.
Ao longo da história o processo de centralização política foi fundamental para a consolidação dos Estados Nacionais, realizada e personificada na figura da monarquia.
2=Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação. O poder dos reis durante a Idade Média era considerado limitado em comparação com o período absolutista, pois havia muita fragmentação política e a influência do rei dependia de uma relação de vassalagem, na qual a troca de favores entre reis e nobres garantia o poder real.
3=EXÉRCITO PERMANENTE - em diferentes períodos da humanidade, os exércitos permanentes de muitos reis e rainhas representavam uma dimensão de poder (autoridade, controle de uma região), ou seja, quanto maior era o exército, maior era o poder de um rei.
BUROCRACIA - uma forma de manutenção da ordem pública, por meio de decretos e leis; através das leis (ferramenta burocrática), muitos reis e rainhas definiam quem seriam os seus sucessores ao trono.
AUTONOMIA FINANCEIRA -permite que o país se desenvolva economicamente e tal fator é bastante positivo para o poder absoluto tendo em vista que mantém o apoio
Espero ter contribuído!