1 - O que é bullying?
2 - Quais são os tipos de bullying? Escolha um deles e comente.
3 - Há uma lei brasileira contra o bullying? Como ela o caracteriza?
4 - O que é cyberbullying?
5 - Em sua opinião, como podemos prevenir o bullying nas escolas?
6- O espectador também participa do bullying? Por quê?
7 - Como identificar e ajudar alguém que está sofrendo bullying?
8 Quais são as consequências de sofrer bullying ou cyberbullying?
9 - Como lidar com o cyberbullying?
10 - O que é a Cultura de Paz? Como ela pode ajudar a prevenir bullying e o cyberbullying?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O bullying acontece, em muitos casos, por meio de agressões físicas, de atos praticados que ferem fisicamente, como: chutes, empurrões, brincadeiras que machucam etc. Existem atitudes que machucam e magoam tanto quanto as agressões físicas: as chamadas de agressão verbal.
2-Existem diferentes tipos de bullying: os principais são o verbal, que é manifestado através de apelidos, xingamentos, insultos; o físico, quando há empurrões, socos, chutes, beliscões, tapas; o moral, quando ocorrem difamações, calúnias ou disseminação de rumores; o psicológico, que é a exclusão, ...
3-Odiálogo continua a ser a melhor arma contra esse tipo de violência, que pode causar efeitos devastadores em crianças e adolescentes. A Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação.
4-Assédio virtual é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro. Tem se tornado cada vez mais comum na sociedade, especialmente entre os jovens.
5-Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
Estimular os estudantes a informar os casos;
Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar.
6-Sim. O espectador típico é uma testemunha dos fatos, pois não sai em defesa da vítima nem se junta aos autores. Essa atitude passiva pode ocorrer por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido.
7-É importante que os adultos reafirmem a vítima de bullying, valorizando suas qualidades e demonstrando que ela não é culpada pelas agressões que sofre. Conversar com a criança vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças que sofre. Evite fazer críticas e não minimize o problema.
8-O cyberbullying pode levar a vítima ao isolamento, depressão e até suicídio.
9-Se desconfiar que seu filho está sendo vítima de cyberbullying, converse com ele. Nem sempre a criança ou adolescente vai falar sobre o assunto espontaneamente. Entre em contato com a escola para que eles também ajudem a resolver o problema.
10-Resumidamente, a cultura de paz diz respeito a uma visão de mundo que privilegia o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir.