1) O que é biomassa e bioenergia?
2) Qual a importância da bioenergia?
3) Quais são as três classes da biomassa?
4) Quais as principais fontes para a produção de bioenergia?
5) Quais são as 4 categorias das fontes?
Explique sobre, Biodiesel, Bioetanol, Biogás. Biometano
Soluções para a tarefa
Explicação:
1-A bioenergia, nome dado para a energia proveniente da biomassa, pode ser usada para gerar eletricidade. As principais fontes de bioenergia são matérias-primas renováveis. Bioenergia é o nome dado à energia obtida por meio da biomassa (matéria orgânica produzida pelos seres vivos e utilizada para geração energética).
2-Importância da bioenergia
Logo, representa uma alternativa à matriz energética mundial, que é dependente das fontes não renováveis de energia, especialmente dos combustíveis fósseis. Além de emitir menos poluentes, a energia gerada pela biomassa permite o reaproveitamento de resíduos que são, normalmente, descartados.
3-Existem três classes diferentes de biomassa: Biomassa gasosa – é possível encontrar em detritos agropecuários provenientes das indústrias e de zonas urbanas. Biomassa líquida – é originada das “culturas energéticas” que consequentemente gera os biocombustíveis líquidos, como: biodiesel e etanol
4-As principais fontes de bioenergia são matérias-primas renováveis.
...
Biomassa e bioenergia
Culturas: produtos agrícolas cultivados para produção de energia, como milho e cereais.
Resíduos agrícolas e florestais: resíduos produzidos durante a colheita e o corte de árvores.
5-As fontes históricas podem ser divididas em 4 categorias: fontes escritas (documentos oficias, cartas, e outros) ou orais (depoimentos), fontes arquelógicas (vestígios materiais), fontes epigráficas (vestígios grafados
Explicação:
1)A biomassa, matéria orgânica usada para produção de energia, pode ser de origem vegetal ou animal. Essa matéria orgânica produz a bioenergia, uma energia renovável, limpa, com baixo custo e que não emite gases poluentes à atmosfera.
Bioenergia é o nome dado à energia proveniente da biomassa, ou seja, da matéria orgânica de origem vegetal e animal. Esse tipo de energia pode ser utilizado para produzir combustíveis, eletricidade e calor, sendo considerado uma alternativa às fontes de energia convencionais, que vigoram na matriz energética mundial.
2)O uso da bioenergia representa uma alternativa sustentável ao uso das fontes de energias convencionais ou fontes não renováveis, que causam inúmeros impactos negativos ao meio ambiente. ... Essa fonte de energia permite ainda o reaproveitamento de resíduos, que são, geralmente, descartados.
3)• Biomassa gasosa – é possível encontrar em detritos agropecuários provenientes das indústrias e de zonas urbanas.
• Biomassa líquida – é originada das “culturas energéticas” que consequentemente gera os biocombustíveis líquidos, como: biodiesel e etanol.
• Biomassa sólida – são os produtos e detritos agrícolas, florestais e os sedimentos biodegradáveis das indústrias e de zonas urbanas.
4) As principais fontes para produção de bioenergia provêm de matérias-primas renováveis, como:
Madeira
Produtos agrícolas (milho, cereais)
Dejetos orgânicos (serragem, lixo orgânico)
Bagaço da cana-de-açúcar
Vegetais e frutas
5). Culturas: produtos agrícolas cultivados para produção de energia, como milho e cereais.
. Resíduos agrícolas e florestais: resíduos produzidos durante a colheita e o corte de árvores, como palha e resíduos de madeira.
. Subprodutos orgânicos: resíduos orgânicos, efluentes da agropecuária e resíduos provenientes do processamento da madeira.
. Resíduos orgânicos: resíduos domésticos, efluentes domésticos e industriais e resíduos da produção alimentar.
BIOMETANO-Biometano é um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás. Por sua vez, o biogás é originário da digestão anaeróbica de material orgânico (decomposição por ação das bactérias), composto principalmente de metano e dióxido de carbono (CO2). É produzido a partir de produtos e resíduos orgânicos agrossilvopastoris, resíduos agrícolas, estercos animais, esgoto doméstico e resíduos sólido urbanos (aterros sanitários).
BIODIESEL-O biodiesel é um combustível renovável obtido a partir de um processo químico denominado transesterificação. Por meio desse processo, os triglicerídeos presentes nos óleos e gordura animal reagem com um álcool primário, metanol ou etanol, gerando dois produtos: o éster e a glicerina. O primeiro somente pode ser comercializado como biodiesel, após passar por processos de purificação para adequação à especificação da qualidade, sendo destinado principalmente à aplicação em motores de ignição por compressão (ciclo Diesel).
BIOETANOL-Dentre os combustíveis renováveis, o bioetanol possivelmente é o mais conhecido. Diferentemente do etanol tradicional produzido a partir de composições fósseis, o bioetanol utiliza como matéria-prima os vegetais. No Brasil, a principal fonte de extração é a cana-de-açúcar. Já nos Estados Unidos, o milho é utilizado como matéria-prima, enquanto na França utiliza-se majoritariamente a beterraba.
BIOGAS-biogás é um tipo de energia renovável — um biocombustível — gerado em determinadas condições de umidade, acidez e temperatura a partir da atuação de bactérias fermentadoras de matérias orgânicas. Basicamente, esse gás é uma mistura de metano e dióxido de carbono. A utilização do biogás se justifica, dentre outras questões, pela sua relação com a matéria orgânica, ou seja, a partir de sua produção se torna possível reaproveitar o lixo orgânico.