Geografia, perguntado por richardgaliberpe0uep, 10 meses atrás

1. O que é atmosfera terrestre? 2. Qual a importância da atmosfera terrestre? 3. Qual a estrutura vertical da atmosfera terrestre? 4. Qual a composição básica da matriz atmosférica? 5. Quais os gases de importância física para atmosfera? 6. Explique porque a floresta pode ser fonte ou dreno de oxigênio? 7. Qual a importância do vento em regiões industriais? 8. Explique o que é inversão térmica. 9. Onde e como é formado o Ozônio? Qual sua importância? 10. Como a queima incompleta de combustíveis fósseis interfere no ozônio, quais as consequências desse processo? 11. O que são os CFCs? Qual a consequência dele para o meio ambiente? 12. Qual a importância do CO2 para as plantas? Explique a questão de fonte e dreno durante os processos fisiológicos. 13. Quais as consequências do aumento da concentração de CO2 para o meio ambiente? 14. Explique a importância do Efeito Estufa para a sobrevivência da vida na Terra. 15. Qual a importância da água para o planeta Terra? Porque ela é considerada um termorregulador? 16. Explique o ciclo hidrológico. 17. A atmosfera se movimenta em resposta à diferença de pressão entre duas regiões. Explique a causa dessa diferença de pressão. 18. Porque a atmosfera é mais expandida nos trópicos? 19. Explique o que é El ninho e La Ninha. 20. Quais as consequências do El ninho e La Ninha para a agricultura? 21. Qual a sua opinião sobre a mudança climática global. 22. Explique o que é declinação solar. 23. Qual a importância do estudo de declinação solar e fotoperíodo para a agricultura. 24. Quais plantas, e como elas conseguem utilizar o nitrogênio atmosférico? 25. Qual a importância do período juvenil longo para a produção de soja em baixa latitude? 26. Explique o que são plantas de dias curtos e dias longos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
9
A atmosfera é a camada de gases que contorna o planeta Terra formada especialmente por nitrogênio, argônio, gás carbônico, oxigênio, dentre outros gases em menor quantidade e vapor de água. Esses gases não se espalham por causa da ação da gravidade. Do espaço, é possível vê-la contornando a Terra na cor azul.

Um dos benefícios dessa camada é que ela protege os seres vivos da radiação ultravioleta que vem do Sol. Através da atmosfera há a garantia de que esses raios não aquecerão demais o planeta durante o dia, além disso, parte do calor fica retido para que a noite não seja tão fria. Se ela não existisse, o planeta Terra passaria por mudanças enormes de temperatura em áreas de sombra ou ensolaradas.

À medida que se sobe em direção ao espaço, a atmosfera começa a ficar rarefeita, ou seja, com menor densidade, menor concentração de gases. Assim, a sua massa estará mais próxima da superfície do planeta. Não há uma separação visível entre a atmosfera e o espaço, mas geralmente, o limite estabelecido é de 100 km de altitude, conhecida como Linha de Kármán, aceita pela Federação Aeronáutica Internacional. Mas, levando em consideração à ação da gravidade na Terra, a espessura da atmosfera é bem maior, aproximadamente 10.000 km.

Camadas da Atmosfera

A atmosfera também pode ser dividida em camadas, onde existem algumas mais frias e outras mais quentes. Entre elas existem pausas, cada qual com nomes especificos.


O QUE É ATMOSFERA?

O QUE É GEOGRAFIA?

A atmosfera terrestre estende-se por cerca de 1000 km acima da superfície, sendo majoritariamente composta por Nitrogênio e Oxigênio.

Tweet



Atmosfera terrestre vista do espaço



A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de vida da Terra.

Ela é composta predominantemente por nitrogênio, responsável por 78% de seu volume, somado a 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como o argônio, o hélio, o neônio e o dióxido de carbono. Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.

Assim como o próprio Planeta Terra, a atmosfera é dividida em camadas: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera. Observe a ilustração a seguir.


Esquema da divisão das camadas atmosféricas

A Troposfera é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.


A Pressão Atmosférica

Para entender o que é, exatamente, pressão atmosférica, vamos compreender primeiramente o conceito de Pressão.

Pressão é uma força exercida sobre uma determinada área. Assim, em Física, ela é calculada da seguinte forma:

p = F
     A
Fórmula representando a pressão atmosférica

Como a força é sempre medida em N (newtons) e a unidade de área costuma ser em m2, a unidade de medida da pressão é N/m2, também chamada de Pascal (pa).
As facas podem funcionar como um exemplo da relação entre força, pressão e a área. Quando mais fina for a faca (ou seja, quanto mais ela for afiada), melhor será o seu corte. Isso ocorre porque a superfície de contato (área) passa a ser menor e, por isso, a força exercida pela pressão fica maior.
Dessa forma, considerando que o ar possui massa, percebemos que ele também exerce pressão sobre a superfície, o que denominamos de pressão atmosférica. A única diferença com o exemplo acima explicitado é que a atmosfera não altera a sua superfície de contato, mantendo-se constante em regiões com a mesma altitude.
Porém, à medida que as altitudes se alteram, altera-se também a pressão. Isso porque as regiões mais baixas sentem mais o peso do ar e as regiões mais altas sentem menos o peso do ar. Portanto, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.
Nas altitudes em nível do mar, a pressão é de aproximadamente 1,023pa, que, por convenção, equivale a 1 atm.
Isso explica, por exemplo, por que as regiões mais altas costumam ser mais frias, pois, quanto menor a pressão, mais afastadas as moléculas estarão e, consequentemente, menores serão as temperaturas.
A diferença de pressão entre as diferentes áreas possibilita a circulação atmosférica e as variações climáticas ao longo do ano.
Perguntas interessantes