1. O que é a Reforma Protestante (resumo)?
2. Quais são as principais características da Reforma Protestante?
3. Qual é o principal objetivo da reforma protestante?
4. Quais são as consequências da Reforma Protestante?
5. Quem deu inicio à reforma protestante? 6. Qual foi o objetivo da reforma protestante?
7. Qual foi o primeiro livro impresso?
8. Quantas teses Lutero publicou?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.
2-Eliminação de tradições e rituais nos cultos religiosos. - Fim do celibato (proibição do casamento de padres, por exemplo). - Proibição do uso de imagens nas igrejas. - Uso do alemão nos cultos religiosos (não mais o latim como única língua).
3-Reforma protestante foi um movimento que surgiu no século XVI, e foi fruto da insatisfação popular com algumas atitudes da igreja católica, como: quebra do celibato, Venda de títulos eclesiásticos, uma possivel existência de prostíbulos para clérigos.
4-Diminuição da interferência da igreja Católica no poder político dos monarcas. _Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista). _Reação da igreja Católica (Contra-Reforma) ao movimento de Reforma Protestante.
5-O monge agostiniano Martinho Lutero não concordava com as práticas da Igreja e por isso teceu críticas por meio das 95 teses. Entendemos que a reforma protestante foi um movimento reformista iniciado por Martinho Lutero em 1517
6-Reforma protestante foi um movimento que surgiu no século XVI, e foi fruto da insatisfação popular com algumas atitudes da igreja católica, como: quebra do celibato, Venda de títulos eclesiásticos, uma possivel existência de prostíbulos
7-O primeiro livro impresso com a técnica de Gutenberg é chamado de Bíblia em Latim. O livro tinha 641 páginas que foram forjadas em letras em chumbo e arranjadas manualmente. A Bíblia de Gutenberg foi impressa com estilo de escrita gótica.
8-O que Martinho Lutero pretendia com suas 95 teses era promover uma reforma da Igreja Romana, mas isso o tornou fundador de uma nova confissão cristã. Nº 9 da série "Os Europeus". Martinho Lutero (1483-1546) era pregador da igreja de Wittenberg desde 1514.